Desmatamento ilegal devasta mais de 2 hectares de vegetação
Proprietário foi autuado por supressão de vegetação nativa e intervenção em banhado sem licença ambiental.


A Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrou um grave crime ambiental em uma propriedade rural na localidade de Bom Retiro, em Rio Negro.
Durante fiscalização de rotina, os agentes encontraram 2,35 hectares de vegetação nativa desmatada, além de danos em uma área de banhado, ecossistema considerado de especial proteção ambiental.
De acordo com a corporação, no local do banhado, que teve 0,38 hectares afetados, foram abertas valetas e construídos tanques, modificando significativamente a paisagem e prejudicando a fauna e flora características da área úmida.” Esse tipo de intervenção, compromete o equilíbrio do ecossistema e pode gerar impactos duradouros à biodiversidade local”, destacou a Polícia Ambiental.
Ainda, segundo a PMA, o responsável pela propriedade não possuía autorização ou licença ambiental para realizar as intervenções.
Ele foi autuado administrativamente e multado em R$ 26 mil. A área impactada também foi embargada, o que impede a continuidade de qualquer atividade no local até a regularização ambiental.
Além da multa, o proprietário responderá criminalmente pelos danos causados, conforme previsto na legislação ambiental brasileira.
A Polícia Militar Ambiental também informou que a retirada de vegetação nativa e intervenções em áreas de preservação permanente exigem autorização prévia dos órgãos ambientais competentes, sob pena de sanções legais.
Com informações da Polícia Militar Ambiental.