Golpe na compra de veículos pela internet faz vítimas na região
A falta de cautela dos consumidores tem feito crescer os golpes de vendas de veículos nas plataformas online.

No início desta semana a Polícia Militar registrou mais um de golpe na internet, segundo a vítima, uma mulher, moradora de Joinville, ele negociou uma motocicleta pela internet. Depois de realizar o depósito, veio até Mafra para retirar o veículo e descobriu que o proprietário não era o intermediador da compra e que a conta onde o dinheiro foi depositado também não era a dele.
Em outro caso semelhante, a empresária mafrense Natália Leandro, só não caiu no golpe porque desconfiou das facilidades da compra do novo veículo. Ela conta que foi buscar em uma plataforma de vendas online um carro que seria usado no trabalho.
“Durante as negociações pelo Whatsapp recebi fotos e informações do veículo que supostamente estaria em Guaratuba, mas era tudo farsa”, diz.
Ainda segundo a empresária, antes de realizar o depósito solicitado pelo estelionatário, ela exigiu ver o veículo pessoalmente. Foi aí que a “vendedora” alegou que ela poderia ver o carro somente após o pagamento. Mais tarde, depois de questionar os estelionatários recebeu a notícia de que o veículo havia sido vendido.
Como achou a atitude estranha, Natália pediu que o marido contatasse a mesma vendedora com outro celular. A confirmação do golpe veio após ela afirmar que o veículo ainda estava à venda, só que desta vez, em Canoinhas. Até o número de CNPJ da suposta revenda foi dado pela golpista.
Cuidados
Segundo a Polícia Militar de Santa Catarina, os golpistas clonam anúncios de vendas de veículos que já estão publicados na internet e oferecem o mesmo carro por um valor menor. Quando aparece um comprador, atraído pelo preço baixo, o golpista se identifica como proprietário do automóvel, induzindo o cliente a depositar o dinheiro antes dele ter acesso ao veículo.
Dicas para negociações online
- Antes de se encontrar com o comprador, busque informações sobre ele. Pergunte o nome com sobrenome, lugar onde mora ou trabalha, telefone para contato ou e-mail, entre outras; informações que possam ajudar a identificá-lo;
- Com os dados sobre o comprador, faça uma pesquisa nas mídias sociais;
- Não deposite ou realize transferências de valor antes de receber o produto;
- Sempre pesquise os valores de mercado daquilo que você pretende adquirir;
- Fique atento sobre os excessos de facilidades e preços muito abaixo do mercado;
- Sempre peça a nota fiscal do produto.