Presídio passa por sanitização contra a covid-19 em Mafra
Internos receberam novos colchões e uniformes e tiveram as celas higienizadas para evitar o contágio de covid-19.

Na manhã de segunda feira (6), o Presídio Regional de Mafra realizou uma operação de sanitização de celas, entrega de produtos de higiene e limpeza, novos colchões e novos uniformes de inverno para todos os internos da unidade. O procedimento teve o intuito de evitar o contágio dos internos com a covid-19.
Em março, antes mesmo do decreto emergencial do Governo de Santa Catarina, procedimentos preventivos foram tomados pela Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, como a criação de uma Sala de Situação, suspensão das escoltas estaduais e interestaduais, suspensão das transferências, realização de audiências por videoconferência, contratação de profissionais de saúde em caráter temporário para auxiliar no atendimento aos internos, suspensão de visitas físicas e o ingresso de materiais externos aos presos.
As visitas estão sendo realizadas por videochamada ou ligação telefônica. O contato por cartas continua ocorrendo, mas via e-mail, que após recebido é impresso e entregue aos internos que podem responder seus familiares.
Até a noite de domingo (5), a SAP que abrange o Sistema Prisional e o Sistema Socioeducativo Catarinense, registrou 134 casos e um óbito por covid-19. Destes, 61 são servidores, 8 são funcionários e 65 são presos. Há também um adolescente positivado. De todos os casos, 64 já foram recuperados e os demais estão sob monitoramento.
O Departamento Penitenciário Nacional emitiu nota no dia 27 de junho, declarando a importância de se realizar a suspensão do contato físico com os internos, tema que foi amplamente discutido com o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça e Cidadania, que por unanimidade decidiram manter a suspensão das visitas até o dia 31 de julho, para o bem-estar das famílias, profissionais e internos.