Informações do Caged apontam queda no número de emprego formal em SC
A ACIM destaca alguns dados e reforça as observações apresentadas pelo Informativo Mensal de Emprego.

Conforme dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Santa Catarina apresentou queda de mais de 73 mil empregos formais apenas em abril deste ano. O número é resultado das admissões e demissões durante o período, ao todo, 106.278 postos de trabalho foram fechados e outros 33.167 concedidos.
Embasada nas informações divulgadas e analisadas pelo Informativo Mensal de Emprego – publicação mensal do Setor de Informação e Análise do Mercado de Trabalho – a ACI de Mafra destaca alguns dados e reforça as observações apresentadas.
Dentre elas, aponta-se a queda de 3,45% no total de empregos formalizados em SC, apenas em abril. O dado coloca o estado com o pior desempenho relativo dentre as Unidades da Federação. Ao mesmo tempo, vale destacar que SC apresenta a maior taxa de formalização de empregos, comparado aos demais estados.
Ao comparar com o mesmo período, em 2019 SC teve o saldo positivo de 6.415 empregos formais. Conforme destacado pelo Informativo Mensal de Emprego, a queda atual no número de empregos formais é consequência da crise econômica e sanitária relacionada ao Covid-19.
Em Mafra, ainda durante o mês de abril, houve 515 desligamentos e 168 admissões. No acumulado do ano – de janeiro a abril – o saldo permanece positivo, com 1.930 admissões e 1.925 desligamentos.
Resultados por setores da economia:
Todos setores econômicos tiveram resultados negativos durante o mês de abril. Em primeiro lugar, destaca-se a Indústria com o saldo negativo de 30.809 postos de trabalho. Seguido pelos serviços (-23.200), comércio (-14.731), construção (-2.794) e agropecuária (-1.577).
Em comparação com 2019, o setor de serviços havia criado cerca 3.400 postos; a indústria pouco mais de 2 mil; a construção 1.638; e o comércio, 781 postos.
– CONTEÚDO PUBLICITÁRIO –
Conteúdo de responsabilidade do anunciante