Você conhece os riscos da catapora? Especialista explica sintomas e vacinação
Também conhecida como varicela, a doença pode levar ao herpes-zóster e a outras complicações quando contraída na fase adulta por pessoas não vacinadas.


Embora seja mais comum na infância, a catapora – também chamada de varicela – pode representar sérios riscos quando contraída na fase adulta, especialmente por pessoas não vacinadas.
A doença se manifesta com sintomas como febre, mal-estar e bolhas pelo corpo. No entanto, segundo a enfermeira e responsável técnica da Clínica de Vacinas Imunize, Daniele Wormsbecher, quando a varicela ocorre em adultos, tende a ser mais grave e pode levar a complicações como pneumonia, infecções na pele e até inflamação no sistema nervoso, conhecida como encefalite.
“A varicela em adultos é menos comum, e nem todos os casos evoluem para quadros graves, mas a vacinação é essencial para evitar complicações”, ressalta Daniele.
Você sabe o que é herpes-zóster?
Mesmo após a infecção inicial, o vírus Varicela-Zóster, causador da catapora, permanece no organismo e pode ser reativado anos depois, causando o herpes-zóster.
A reativação ocorre, geralmente, devido à uma queda na imunidade, seja pelo envelhecimento natural do sistema imunológico ou por condições que comprometem a imunidade, como doenças crônicas ou tratamentos imunossupressores, e pode resultar em sintomas como bolhas dolorosas concentradas em uma região do corpo, além de possíveis complicações, como dor crônica, cicatrizes e até perda da visão ou audição, caso atinja áreas sensíveis.
“Apesar de serem causadas pelo mesmo vírus, catapora e herpes-zóster são doenças diferentes, e cada uma tem sua forma específica de prevenção“, explica a especialista.
A proteção na infância e na fase adulta
A vacina contra a catapora faz parte do calendário infantil e deve ser aplicada em duas doses:
1ª dose: aos 12 meses, na vacina monovalente contra varicela;
2ª dose: aos 15 meses.
Para o herpes-zóster, a vacina é recomendada para:
– Pessoas com 50 anos ou mais;
– Indivíduos imunossuprimidos a partir dos 18 anos, que podem receber a vacina recombinante.
Ambos os imunizantes estão disponíveis na Clínica de Vacinas Imunize. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (47) 98813-3738.
Serviço
Clínica de Vacinas Imunize
Edifício Brise – Rua Antônio José Corrêa, 408, Centro – Rio Negro
Entre em contato: (47) 98813-3738
Siga no Instagram
Curta no Facebook