Academias, restaurantes e igrejas retomam atividades em Riomafra
A liberação das atividades que beneficia a cidade de Mafra foi seguida também pelo executivo municipal em Rio Negro.
As atividades de academias, restaurantes e templos religiosos deverão ser retomadas a partir desta quarta-feira (22). O reinício das atividades em Santa Catarina foi determinado através de decreto do governador de Santa Catarina nesta terça-feira (21). A liberação das atividades que beneficia a cidade de Mafra foi seguida também pelo executivo municipal em Rio Negro que, na manhã desta quarta-feira publicou decreto similar, flexibilizando as restrições para os mesmos segmentos. No decreto, o prefeito Milton Paizani considera que as atividades de Rio Negro e Mafra são inseparáveis, devido ao tráfego constante de pessoas na região de fronteira.
As atividades deverão ser retomadas gradualmente. Para a execução dos trabalhos, as organizações deverão observar uma série de medidas. Academias e igrejas por exemplo, devem atender no máximo 30% da capacidade de público e restaurantes devem observar a distância de 1,5m de raio entre cada cliente.
Academias
Para quem pretende realizar atividades físicas, os decretos determinam uma série de medidas de precaução que devem ser seguidas pelos funcionários e clientes. O sócio proprietário da academia Oxy, Mário Cesar Garcia Filho, conta que em conjunto com a equipe, definiu um plano de trabalho para a empresa. O mesmo foi apresentado na tarde desta quarta-feira à Secretaria Municipal de saúde e, a partir da quinta-feira (23), a academia em Rio Negro deverá retomar as atividades com o mesmo planejamento já adotado em Mafra.
Para atender ao disposto em decreto, pessoas do grupo de risco não deverão retomar os treinos em academia neste momento. Além disso, os alunos deverão ter estipulado um horário de treino previamente definido, com limite de permanência de até 45 minutos nas dependências da academia. A normativa ainda prevê que todos os alunos devem treinar fazendo uso de máscaras, não devem trocar de roupas no local e devem trazer toalhas para higienização das máquinas e garrafa com água. Os treinos deverão ser individuais, observando-se a distância de 1,5m entre as pessoas.
Outras medidas ainda estão previstas para as academias, como o fechamento dos bebedouros, higienização das mãos na entrada e saída, proibição de uso de aparelhos celulares durante os treinos, intervalos de 15 minutos para entrada e saída de alunos, além de limpeza e higienização frequente dos aparelhos e superfícies.
Restaurantes
Para acessar bares, restaurantes e lanchonetes, os clientes deverão fazer uso obrigatório de máscaras, sendo permitida a retirada das mesmas somente durante o período em que estiverem se alimentando. No caso de estabelecimentos que possuem serviço de buffet, deverão fornecer aos clientes luvas descartáveis, que serão de uso obrigatório no momento de servir. Pratos e talheres deverão estar protegidos e os serviços de buffet deverão possuir anteparo para evitar contaminações.
O decreto também regulamenta uma maior frequência de higienização de objetos como mesas e cadeiras, além do espaço destinado ao caixa e utensílios utilizados nas operações de pagamento, como as máquinas de cartão de crédito.
Igrejas
As igrejas e templos religiosos já estão autorizados a retomar as atividades, desde que não ultrapassem 30% da capacidade total de público. Tanto o decreto catarinense quanto o do município de Rio Negro determinam que os templos deverão fornecer álcool gel para todos os fiéis, que deverão fazer uso obrigatório de máscaras.
A distância entre os fiéis também deve ser observada e fileiras de bancos serão alternadas e devidamente identificadas. Caso haja celebração de ceias, os objetos alusivos à comunhão somente poderão ser partilhados se estiverem pré-embalados para uso individual.
Apesar da liberação para celebrações religiosas, a Diocese de Joinville anunciou nesta quarta-feira que deverá retomar as cerimônias católicas somente a partir de 3 de maio. Segundo o informe, as missas deverão ser celebradas de forma gradativa, observando-se o disposto em decreto. Batizados, casamentos, eucaristias, crismas, reuniões e catequese continuarão suspensos.
As comunidades evangélicas devem anunciar na sequência como se dará a retomada das atividades e cultos religiosos.
Clique aqui para visualizar o Decreto 041/2020, de Rio Negro.
Para visualizar as portarias que regulamentam as atividades em Santa Catarina:
Clique aqui para restaurantes e similares;
Clique aqui para academias e atividades físicas;
Clique aqui para Shoppings e centros comerciais.