Chuva, ciclone e muito frio: como fica o tempo na última semana de maio?
Há chance de geada nos planaltos entre quinta e sexta-feira.


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou quatro comunicados de alerta para Santa Catarina, indicando ventos costeiros, chuvas intensas e temporais.
As chuvas intensas devem atingir todas as regiões até a noite desta segunda-feira (27), com acumulados de até 50 milímetros. A chuva ocorre de forma persistente e, por vezes, intensa, em toda a região.
Devido ao processo de formação de um ciclone na costa do Sul do Brasil, há chance de temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo ocasional, principalmente do centro ao leste do Estado.

Na terça-feira (28), a formação do ciclone extratropical no mar, na altura do Rio Grande do Sul, impulsiona o avanço de ar mais seco e frio pelo interior do continente.
Essa condição diminui as instabilidades em Santa Catarina mas mantém as mesmas no mar, o que deixa o dia mais nublado do Extremo Oeste ao Planalto Sul e com sol e poucas nuvens no litoral e em áreas próximas.
Devido a influência do ciclone, o vento varia de oeste a sudoeste, com rajadas entre 45 e 65 km/h (pontuais acima) entre o Meio-Oeste e litoral, incluindo as áreas serranas com risco moderado para ocorrências associadas aos ventos.

As temperaturas mínimas variam de 0 a 6°C entre os planaltos e Grande Oeste e de 5 a 11°C nas demais regiões. Em função da maior nebulosidade e do ingresso de ar polar impulsionado pelo Ciclone, as temperaturas variam pouco ao longo do dia, se mantendo baixas entre o Grande Oeste e o Planalto Sul.
Já na quarta-feira (29), o ciclone se afasta para alto mar, mas mantém o mar muito agitado ao longo da costa com ondas de sul/sudeste entre 3 e 4 metros e picos de até 4,5 metros. Os ventos variam de sudeste a sudoeste pelo Estado com rajadas entre 50 e 70 km/h entre o Litoral Sul e a Florianópolis com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos nessas regiões.
A massa de ar seco, impulsionada pelo ciclone, favorece tempo estável em todas as regiões com sol e variação de nuvens, além das temperaturas mais baixas. As mínimas variam de 0 a 7°C entre os planaltos, Grande Oeste e Alto Vale do Itajaí.
Nas áreas do Meio-Oeste e Planalto Norte próximas à divisa com o Paraná, as temperaturas podem ser ainda menores. Nas demais regiões, as temperaturas variam de 6 a 12°C.
Entre quinta e sexta-feira (30 e 31), a massa de ar seco segue mantendo o tempo estável em todas as regiões do Estado, com condições favoráveis para formação de nevoeiros nas madrugadas e predomínio de sol durante o dia.
O frio segue entre as noites e madrugadas, especialmente entre os Planaltos e Meio-Oeste onde ainda haverá condição para formação de geada de forma localizada. Nas demais regiões, ainda faz frio no amanhecer, mas as tardes já serão amenas com marcas entre 19 e 22°C.