Inverno será de tempo seco e frio em Santa Catarina e no Paraná
A estação mais fria do ano será marcada por geada, temperaturas negativas e possibilidade de neve.


Começou nesta segunda-feira (21), o inverno no Hemisfério Sul e a previsão é de que seja uma estação com temperaturas abaixo da média e até possibilidade de neve.
Segundo a Epagri/Ciram, órgão meteorológico de Santa Catarina, o inverno terá pelo menos três ondas de frio, com geada e temperaturas negativas nas áreas altas do Estado.
Ainda segundo a Epagri, podem ocorrer episódios de neve no mês de julho, principalmente no Planalto Sul de Santa Catarina.
Apesar do primeiro dia de inverno começar com tempo instável, os meses de julho e agosto podem registrar episódios com chuva forte em curto intervalo de tempo. Os volumes totais, no entanto, devem ser baixos e favorecer a estiagem, principalmente no Oeste do estado.
No Paraná, o período também será marcado por baixas temperaturas. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as médias mínimas da estação vão girar em torno de 10° C. Também são esperadas ondas de ar frio e seco, com formação de geada.
A Simepar afirma ainda que podem ocorrer alguns períodos de tempo seco e quente frequentes a partir da segunda quinzena de agosto. No entanto, o volume de chuva ficará entre próximo e abaixo da normalidade.
Os fenômenos El Niño e La Niña não se manifestarão neste inverno, tanto no Paraná como em Santa Catarina. Após influenciar o clima e antecipar o frio já no outono, o La Niña dissipou-se sobre o Oceano Pacífico Equatorial. Alguns modelos meteorológicos preveem um repique com fraca intensidade na primavera e no início do verão.