Comandante da PM confirma suspensão de atividades não essenciais em Rio Negro
Segundo o comandante, Rio Negro pertence a 2ª Regional de Saúde do Paraná e está subordinado ao decreto estadual.

O comandante da Polícia Militar de Rio Negro, Paulo Eduard Antonio Lemes, confirmou que Rio Negro vai aplicar medidas restritivas a partir desta quarta-feira (1), para conter o avanço da pandemia de covid-19 no município. As medidas seguem as determinações do decreto do Governo do Paraná publicado na tarde desta segunda-feira (30).
Segundo o comandante, Rio Negro pertence a 2ª Regional de Saúde do Paraná e está subordinado ao decreto estadual. O documento define parâmetros mais rígidos de controle da circulação de pessoas e de funcionamento de atividades econômicas.
A principal medida é a suspensão das atividades não essenciais por 14 dias, prazo que poder ser prorrogado por mais 7 dias.
A regra se aplica a comércios de rua, feiras livres, salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, academias, clubes, bares e casas noturnas. Restaurantes e lanchonetes poderão atender somente no sistema drive-thru, delivery ou take away (retirada no balcão). O funcionamento do sistema buffet nas empresas deverá ser revisto ou suspenso para evitar a circulação do vírus.
Ainda conforme o comandante, a Polícia Militar deverá fiscalizar o cumprimento do decreto. “A gente vai primar sempre pela orientação e pelo diálogo. Nós solicitamos aos comerciantes não essenciais que obedeçam ao decreto. Infelizmente, Rio Negro pertence à 2ª Regional de Saúde e nossas vagas de UTI dependem de Curitiba, onde está havendo um colapso no sistema de saúde”, disse o comandante.
A prefeitura de Rio Negro ainda não se pronunciou sobre as medidas, mas deve oficializar um decreto municipal nas próximas horas.
Outras medidas
O funcionamento dos mercados e supermercados ficará restrito de segunda-feira a sábado, das 7 às 21 horas. O fluxo será limitado a 30% da capacidade total, devendo ser controlado com a distribuição de senhas. O acesso será limitado a uma pessoa da família. Crianças menores de 12 anos também não poderão entrar nesses estabelecimentos.
Também fica suspenso o funcionamento de serviços de conveniência em postos de combustíveis, exceto aqueles das rodovias, devido a escassez de serviços nessas regiões, e parques, praças, passeios, equipamentos de musculação e demais áreas de atividades coletivas ao ar livre.
O transporte público poderá atender somente os funcionários dos serviços considerados essenciais, e os veículos só poderão circular com quantidade limitada de assentos.
Confira o vídeo: