Escotismo: quais os benefícios para crianças e adolescentes?
Com o retorno das atividades do Grupo Escoteiro Falcão Negro, a população pode integrar o projeto através de uma série de práticas que incentivam o trabalho em equipe e a conexão com a natureza.


O escotismo é um movimento educacional fundamental na formação de crianças e adolescentes, ensinando princípios essenciais para que se tornem indivíduos respeitosos com os outros, com os animais e com a natureza.
Neste sábado (15), o Grupo Escoteiro Falcão Negro retomou suas atividades, em um dia repleto de energia, entusiasmo, novos integrantes, reencontros e diversas atividades.
De acordo com o coordenador chefe do grupo, Cláudio Hüebl, este foi um momento especial para iniciar mais um ciclo de aventuras e aprendizado. “Realizamos atividades como a instrução de subida em corda com o Corpo de Bombeiros, futebol de sabão, entrega das insígnias do Cone Sul e muitos momentos de aprendizado, tudo com o objetivo de fortalecer o espírito de equipe e os valores do escotismo”, destaca.
Cláudio também lembra que a prática do escotismo começou em 1907, idealizada pelo ex-general Robert Baden-Powell, que adaptou técnicas militares para um grupo de jovens. “O sucesso do método foi tão grande que se espalhou pelo mundo, originando o Movimento Escoteiro”, explica.
Em Rio Negro, o grupo foi criado em 1 de setembro de 1984, por incentivo e participação do Rotary Clube na comunidade de Riomafra, levando diversos benefícios à população, como:
Aprender valores morais
Uma das maiores vantagens do escotismo é o aprendizado de valores como respeito, honestidade, educação, cordialidade, disciplina e lealdade. As crianças são incentivadas a praticar boas ações diariamente, promovendo o desenvolvimento moral.
Aprender brincando
Para as crianças, especialmente as menores, o escotismo é uma grande aventura na natureza, cheia de brincadeiras. No entanto, essas atividades também ajudam a moldar o caráter do jovem, complementando o que é aprendido na escola e em casa.
Fortalecer laços entre pais e filhos
Muitas atividades escoteiras envolvem a participação dos pais, o que acaba fortalecendo os laços familiares. Os pais se envolvem na organização e administração do grupo, o que resulta em uma melhor interação com seus filhos.
Divisão de grupos
Os escoteiros são organizados em grupos de acordo com a faixa etária para que as atividades possam ser trabalhadas em todas as áreas de desenvolvimento, como o físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter, com base nas características individuais de cada fase; veja:
Lobinho (6 a 10 anos)
Nesta fase, tudo é ensinado por meio de brincadeiras. As crianças aprendem a trabalhar em equipe e começam a explorar seus interesses dentro do escotismo.
Escoteiro (10 a 14 anos)
Nesta idade, os jovens participam de acampamentos, aprendendo a montar barracas e a cuidar da própria alimentação, sempre sob a supervisão dos adultos do grupo.
Sênior (14 a 17 anos)
Nesta fase, as atividades se tornam mais desafiadoras, e os acampamentos exigem habilidades mais complexas, refletindo o desenvolvimento dos jovens.
Pioneiro (18 a 21 anos)
Já adultos, os jovens escoteiros exercem seu papel de cidadão, participando de ações humanitárias e outras atividades que promovem o bem comum.
Como participar
Nos dias atuais, o grupo conta com uma equipe de 11 chefes, distribuídos entre os quatro ramos e, na totalidade, atendendo cerca de 70 participantes.
Toda a família pode fazer parte dos escoteiros. Os pais, por exemplo, podem atuar como pais de apoio, se envolvendo de forma natural nas atividades e contribuindo tanto para a organização quanto para a administração do grupo.
Outra opção é se tornarem chefes, função que requer a realização de um curso preliminar, destinado a oferecer um conhecimento geral sobre o escotismo.
Para a participação das crianças e adolescentes, basta entrar em contato com o WhatsApp (47) 99922-9667. Uma pequena mensalidade é cobrada dos integrantes e o valor é revertido na manutenção da sede.
Serviço
Grupo de Escoteiros Falcão Negro
Avenida Rio de Janeiro, 234, Rio Negro
Entre em contato: (47) 99922-9667
Siga no Instagram
Curta no Facebook