O Parque Ambiental do Sesc e o Colégio Agrícola Estadual Lysimaco Ferreira Costa, ambos em Rio Negro, foram escolhidos pelo 5º Regimento de Carros de Combate para celebrar o Dia de Proteção às Florestas.
O evento também simbolizou o retorno à normalidade das atividades diárias das unidades militares que participaram do Comando Conjunto da Operação Taquari II. Esta operação envolveu atividades de reconstrução no Rio Grande do Sul e durou quase 80 dias, mobilizando diversas entidades, além de forças de segurança pública de todo o país. O nome da operação faz referência ao principal rio do vale atingido pelas enchentes que devastaram o estado gaúcho.
Ao todo, foram plantadas mais de 18 mil mudas de árvores nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Em Rio Negro, foram plantadas mais de 100 mudas de diferentes espécies, como jabuticaba, ipê amarelo, graviola, figueira, cerejinha-do-rio-grande e ingá-feijão.
Foto: 5 RCC
Dia de Proteção às Florestas
Comemorado no Brasil no dia 17 de julho, o Dia de Proteção às Florestas destaca a importância da preservação das matas nacionais e internacionais. Aproximadamente 20% das espécies do planeta vivem no Brasil, especialmente na Floresta Amazônica, e estão constantemente ameaçadas pelo desmatamento.
A data foi escolhida em homenagem ao Dia do Protetor das Florestas, também conhecido como Curupira, uma figura emblemática do folclore brasileiro famosa por proteger as matas do país.