Sem água por 4 dias, moradores do Bairro Alto vão até a Sanepar
Segundo o gerente local, um vazamento de difícil localização afetou o bombeamento até o bairro.


A falta de água por mais de quatro dias no Bairro Alto, em Rio Negro, fez com que moradores da região fossem até a Sanepar para buscar respostas.
A visita aconteceu na tarde de terça-feira (4), quando os moradores chegaram no quarto dia de desabastecimento. “A falta de água começou em alguns pontos do bairro já na noite de sexta-feira (31) e se estendeu durante todo o final de semana. Queremos uma resposta concreta”, argumentaram.
Os moradores foram recepcionados pelo gerente local da empresa Fabio Metzger, que explicou os problemas que levaram a interrupção. “Houve um vazamento de difícil localização, onde só foi possível localizar o problema utilizando um sistema de escuta eletrônica. O vazamento estava escondido debaixo de uma calçada”, detalhou.
“Um dia antes, achamos uma válvula que retira o ar da tubulação com defeito. Fizemos o reparo e o problema continuou. O que fez com que continuássemos procurando o problema, que finalmente foi localizado”, completou Metzger.
O gerente também explicou que o abastecimento no Bairro Alto depende de bombeamento, devido a situação topográfica. “Infelizmente, devido a altitude, o bairro é o primeiro a ficar sem água e o último a normalizar quando ocorre algum problema”.
Durante o encontro, os moradores também sugeriram uma atenção especial da Sanepar com o bairro. “Quando a água do reservatório chegar a um nível determinado e a Sanepar perceber ele baixando, a rede poderia, talvez ser fechada por algumas horas e o abastecimento de caminhões pipa repor essa água no reservatório. Isso evitaria ‘secar’ o reservatório para daí começar o abastecimento dos caminhões pipa, o que leva mais tempo”, sugeriram.
Outra demanda apontada pelos moradores foi o aumento da capacidade do reservatório, visto que o local é dos bairros mais populosos. O abastecimento foi retomado por volta das 22 horas de terça-feira.
Ouvidoria
Em nota, a Sanepar destacou que os problemas, reclamações e sugestões devem ser feitos diretamente no Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar.
O telefone é 0800 200 0115 e funciona 24 horas.