Trânsito na rua XV de Novembro terá alterações; entenda o que muda
Mudanças visam melhorar o fluxo de veículos na área central e fortalecer o comércio.


O trânsito central de Rio Negro passará por alterações nas próximas semanas.
As mudanças fazem parte de uma série de intervenções no trânsito da região central, com o objetivo de buscar soluções para o alto fluxo de veículos e também fortalecer o comércio.
Uma das principais alterações será a implantação de sentido único no trecho da rua XV de Novembro, entre as ruas Bom Jesus e Comendador Franco, na lateral da Igreja Bom Jesus e próximo ao ponto de táxi.

A expectativa é que a medida elimine o “gargalo” de veículos registrado na esquina com a rua Bom Jesus e melhore o fluxo na região.
Além disso, a Prefeitura prevê outras pequenas alterações, incluindo o aumento do número de vagas de estacionamento no entorno da Praça João Pessoa.
No início da semana, o presidente da Associação Empresarial de Rio Negro (ACI), Douglas Dias, se reuniu com o prefeito Alessandro Von Linsingen e com o secretário de Indústria e Comércio, Augusto Cesar Basso, onde foram discutidas medidas voltadas à mobilidade urbana e ao fortalecimento do comércio local.

Você sabia que a rua XV de Novembro de Rio Negro é a primeira do Brasil?
A Proclamação da República Brasileira ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, originando, após essa data, muitas ruas pelo Brasil receberam com a denominação de XV de Novembro.
Porém, em Rio Negro, a história começou 19 anos antes.

No dia 18 de novembro de 1870 o vereador João Bley propôs que em Rio Negro, a então chamada “rua do Portão Novo” tivesse seu nome alterado para “rua XV de Novembro”, em homenagem à data de instalação do município, que ocorreu em 15 de novembro de 1870.
“O primeiro ofício da Câmara foi da mesma data de 15 de novembro de 1870 e dirigido ao vice-presidente da Província em exercício, excelentíssimo senhor Dr. Agostinho Ermelino de Leão. Comunicava a posse da Câmara e era assinado pelo secretário Zeferino José do Rosário. Interessante de se observar é que três dias depois de instalado o município, o vereador João Bley propôs que passasse a se denominar “Rua XV de novembro” a “Rua do Portão Novo”, até então assim denominada”, destaca anotações da época, compartilhadas pela professora e historiadora Cinthia Cordeiro.
Em novembro de 2024, a rua foi homenageada pela Associação Empresarial (ACI) em parceria com a Prefeitura.