O governador Carlos Moisés apresentou em Joinville, durante reuniões com prefeitos e empresários, o cenário e as ações de enfrentamento à covid-19 em Santa Catarina e retomou as discussões sobre o retorno das aulas e do transporte coletivo.
Segundo Moisés, a retomada será avaliada a partir de uma nova metodologia que passará a ser utilizada na segunda-feira (1) com base em uma plataforma tecnológica, que possibilitará tomadas de decisão regionalizadas ou até mesmo por municípios.
A ferramenta contará com dados de contágio, taxa de transmissibilidade, número de óbitos, disponibilidade de leitos e outros dados. Com isso, são feitas leituras diárias baseadas nos sete dias anteriores e os 14 dias seguintes para fazer uma projeção a partir desses números.
“Não haverá mais um decreto estadual e cada região poderá avaliar os números para saber se é seguro voltar o transporte coletivo ou até outras atividades que ainda estão suspensas”, explicou Moisés.
Diálogo com os municípios
O governador também reforçou o pedido de união. “A sociedade espera essa demonstração de todos nós. Até aqui, as decisões foram acertadas e o momento pede que o nosso esforço continue para manter os resultados positivos que conquistamos. Nosso único inimigo agora é o coronavírus e proteger a vida das pessoas tem que ser nosso objetivo comum”, completou o governador Carlos Moisés.
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, alertou para a projeção de um cenário com aumento dos casos e reforçou a importância do trabalho que o Estado vem fazendo na estruturação de leitos de UTI em todas as regiões. “Queremos garantir uma média segura de leitos por habitante lembrando sempre que a participação responsável de cada cidadão nas ações de prevenção é fundamental em todo o tempo”, reforçou o secretário.
Post Views: 11