O inspetor Manoel Fernandes Bitencourt, de 56 anos, foi designado para o cargo de superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União no começo da manhã desta segunda-feira (13).
Manoel substitui o inspetor André Saul, que estava na função desde abril de 2021.
Natural de Jaguaruna (SC) e morador de Rio do Sul (SC) há 33 anos, Manoel Fernandes é policial rodoviário federal desde 1994. É bacharel em Direito pela Unidavi (Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí), e tem formação em Administração em Pequenas e Médias Empresas na Unopar (Universidade do Norte do Paraná). Tem pós-graduação em Direito Ambiental (Unopar), em Gerenciamento de Projetos (SENAC) e em Perícia de Acidentes de Trânsito (IFSC).
Na PRF, Manoel foi chefe da 4ª Delegacia em Rio do Sul entre 2002 e 2011. Possui cursos de Identificação Veicular, Atendimento Pré-Hospitalar, Gerência Policial e participa do Getran (Grupo de Educação para o Trânsito) da PRF em Santa Catarina.
O novo superintendente também tem atuação política. Filiado ao PT, partido do presidente Lula, foi candidato a vereador em Rio do Sul e pré-candidato a deputado federal nas últimas eleições.