Professores de inglês podem se inscrever para programa de aperfeiçoamento nos EUA
Inscrições vão até 21 de março para professores efetivos da rede estadual de Santa Catarina.


Professores efetivos de língua inglesa da rede estadual catarinense podem se inscrever até 21 de março para concorrer a uma vaga no Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa – Fulbright DAI.
O programa leva professores de inglês da rede pública para os Estados Unidos, por um semestre, e oferece aulas e treinamento intensivo em metodologias e estratégias de ensino, planejamento de aula, liderança e uso de tecnologias em educação.
As atividades nos Estados Unidos acontecerão entre agosto e dezembro de 2023 e incluirão também estágio supervisionado em escolas de ensino médio para que os participantes do programa tenham a oportunidade de interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e estudantes nos Estados Unidos.
Benefícios
– Passagens de ida e volta para os Estados Unidos;
– Moradia (compartilhada com outros participantes);
– Ajuda de custo para alimentação;
– Orientação pré-partida no Brasil (a definir se será on-line ou pessoalmente);
– Taxas acadêmicas para a participação no programa;
– Auxílio para aquisição de laptop, livros e outros materiais educacionais para desenvolvimento das atividades acadêmicas;
– Workshop de encerramento em Washington, D.C.;
– Seguro-saúde;
– Visto de intercâmbio.
Requisitos
– Ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana;
– Possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010;
– Ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em Letras/Inglês;
– Ter proficiência em inglês;
– Ser professor efetivo de língua inglesa do Ensino Médio;
– Ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ou municipal;
– Dispender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio;
– Será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior.
Etapas de seleção
A primeira etapa de seleção é estadual. Até 21 de março, os candidatos de Santa Catarina devem enviar a lista de documentos indicados (preenchidos, assinados e em PDF) à Secretaria de Estado da Educação para o e-mail [email protected], indicando no assunto: “INSCRIÇÃO FULBRIGHT DAI – nome do candidato”.
O resultado da seleção estadual será divulgado até o dia 4 de abril. Em seguida, a comissão enviará os quatro nomes selecionados para a seleção nacional.
Acompanhe a lista de documentos e outros detalhes sobre as etapas de seleção aqui.