O que é preciso para planejar uma viagem para daqui a um ano
Sabemos o quanto é difícil tirar os planos do papel e colocá-los em prática. Mas um ano é um bom tempo para se planejar e preparar tudo para viajar. E para facilitar ainda mais sua vida, trouxemos algumas dicas que te ajudarão bastante.
Sabemos o quanto é difícil tirar os planos do papel e colocá-los em prática. Mas um ano é um bom tempo para se planejar e preparar tudo (principalmente ao considerar a situação atual do mundo, que impediria uma experiência a curto prazo), viajando assim com mais tranquilidade. E para facilitar ainda mais sua vida, trouxemos algumas dicas que te ajudarão bastante:
1. Escolha o local e quantidade de dias
Você gosta de praia, campo, locais históricos com museus, natureza, algum lugar específico? Esse item pode parecer um tanto básico, mas há muita gente que não sabe ao certo por onde começar. Sabendo o que prefere fica mais fácil escolher a cidade que melhor se encaixe em seu planejamento. Decidiu o local, defina a quantidade de dias que poderá ficar ou será suficiente para conhecer.
2. Vai para mais de um lugar?
Se você ainda não pensou nisso, comece a pensar. Muita gente aproveita que vai a uma determinada cidade e tira vantagem da proximidade para visitar outras regiões. Então, é a hora de abrir o mapa e ver quais locais ficam próximos da cidade para onde vai e considerar a visita. Faça uma conexão lógica entre as cidades, verificando se de fato vale a pena e se há transporte fácil. Considere os modos de deslocamento e veja qual o mais viável: ônibus, trens e aluguel de carros. Há sites que fazem comparação entre os meios de transporte, trazendo inclusive informações sobre tempo de deslocamento e preço.
3. Pontos turísticos
Essa é uma viagem antes da viagem. Pesquisar pontos turísticos é um item fundamental para quem deseja aproveitar cada espaço sabendo exatamente onde está. Caso tenha dificuldades com relação a isso, há vários sites que já trazem roteiros prontos e práticos, bastando apenas você digitar “Roteiro 3 dias Fortaleza” ou “Roteiro 5 dias Paris”, por exemplo, para encontrar várias opções.
Na internet também há como pesquisar valores de entrada em parques, atrações e museus, e a possibilidade de adquiri-los online. Você poderá pegar várias dicas também através de canais no Youtube.
4. Rede de transporte local
Vai se deslocar de metrô, Uber, taxi ou ônibus? Em todos os casos pesquise sempre antes as opções locais de transporte. Isso evitará dor de cabeça, já que há locais onde um ou outro meio funciona melhor. É possível realizar as pesquisas através do Google Maps, bastando para isso colocar o local de partida e chegada. O aplicativo mostrará todas as opções de transporte, inclusive com horários, além de mostrar o preço.
5. Atualize seu inglês
Essa aqui vai para quem está planejando viajar para o exterior. A comunicação acaba sendo um entrave para muita gente que sonha em viajar para outros países. Hoje em dia isso não é um impeditivo, mas para aproveitar melhor é indicado investir em cursos preparatórios para viagens.
O bom desses cursos é que são focados em situações corriqueiras como check-in em hotéis, pedir refeições em restaurantes e outras situações que são bem melhor resolvidas quando você fala inglês.
6. Preços de voos e hotéis
Comece a acompanhar o preço dos voos e saiba que o valor varia de acordo com vários fatores: estação (no verão e férias geralmente é mais caro) e classe são alguns deles. Pesquisando antes, você saberá a média de valores e saberá o melhor momento de comprar. Uma boa dica também é ficar de olho em sites que tragam promoções, como o Melhores Destinos.
Os hotéis também seguem a mesma lógica dos voos, com preços que também variam de acordo com a época e procura. Antes de fechar a reserva sempre leia os comentários de outros hóspedes. Assim você saberá se o hotel fica em um lugar seguro, próximo de transportes e tem um bom atendimento e conforto. Considere fazer reservas com cancelamento gratuito em plataformas como o Booking, que traz várias opções de hotéis.
Um bom prazo para efetuar as reservas de voos e hotéis é entre 3 a 6 meses antes da hospedagem. Então, com um ano antes você terá bastante tempo para acompanhar sua melhor opção.
7. Seguro viagem
O seguro viagem é imprescindível para quem deseja viajar com tranquilidade. Tendo em vista os custos que envolvem uma viagem, pagar por um seguro é o menor deles. Acidentes e consultas rápidas podem custar verdadeiras fortunas e em vários países exigem que o turista tenha feito um seguro viagem. Então, comece a pesquisar também este item e leve em conta que há cartões de crédito que também o oferecem quando a passagem aérea é comprada por eles.
8. Troque sua moeda aos poucos
Essa vai também para quem viajará para o exterior. Com a instabilidade de nossa moeda, o valor cambial varia de um dia para outro. O que hoje era baixo, amanhã pode ter um aumento significativo. Uma dica de ouro é que você vá trocando suas moedas aos poucos, sempre através de bancos ou casas de câmbio autorizados. Indicamos a compra aos poucos porque desta maneira você terá uma média de preços.
Considere também adquirir um Travel Money, uma espécie de cartão de crédito pré pago onde você vai depositando um valor em dólar ou euro e poderá usar no exterior. O bom desses cartões é que eles “congelam” o valor da moeda, o ruim é que o preço cobrado pelo dólar é maior do que o valor pago em espécie.
Aproveite que ainda falta muito tempo para sua viagem para organizar um checklist com tudo o que precisa, e ir anotando todas as dicas e roteiros. Com preparação, e ciente de tudo o que espera, sua viagem será uma experiência muito positiva.