Chuva dá trégua no início da semana, mas volta a partir de quarta-feira
Risco ainda é alto para deslizamentos e alagamentos, devido ao acúmulo de água registrado nos últimos dias.


O tempo começa melhorar gradativamente no início desta segunda-feira (9), em Santa Catarina. A chuva intensa que atingiu os municípios catarinenses nos últimos dias dá uma trégua em algumas regiões. Contudo, segundo a Defesa Civil, o Estado segue em alerta, pois o risco ainda é muito alto para deslizamentos e alagamentos, devido ao acúmulo de chuva registrado nos últimos dias.
O início da semana será de céu nublado e chuva fraca e isolada na região. Segundo dados meteorológicos da Epagri/Ciram, um sistema de alta pressão se aproxima, diminuindo a incidência de chuva entre segunda e terça-feira (10). As temperaturas ficam mais amenas e registram máximas entre 14°C a 24°C.
Apesar do tempo iniciar mais firme na quarta-feira (11), a instabilidade deve retornar ao longo do dia. Conforme a Defesa Civil, a condição ocorre pelo retorno do fluxo de umidade e ar quente do Norte do país e a atuação de sistemas de baixa pressão pela atmosfera. Em Riomafra, o volume de chuva chega a 15 milímetros e a temperatura atinge máxima de 27°C.
Na quinta-feira (12), a instabilidade aumenta com a passagem de uma nova frente fria. Segundo a Defesa Civil, há risco de temporais, com raios, rajadas de vento e queda de granizo na região. O volume de chuva também aumenta com registros próximos de 20 milímetros. Já as temperaturas seguem amenas, com máximas próximas dos 25°C.
A chuva se mantém durante a sexta-feira (13) na região, com menos volume e intensidade. No decorrer do dia, ocorrem períodos de melhora. Já as temperaturas diminuem um pouco, devido à cobertura de nuvens, registrando máximas entre 10°C e 17°C.
Apesar da diminuição no volume de chuvas durante a semana, os municípios ainda sofrem com os alagamentos e o rastro de destruição deixado pelas fortes chuvas que acometeram a região desde a última quarta-feira (4).
O nível do rio Negro atingiu a marca de 9,96 metros, com vazão de 601 metros cúbicos por segundo, de acordo com a mais recente medição, às 10 horas.
De acordo com a Defesa Civil, o risco permanece alto nos próximos dias, por conta das cheias e do acúmulo de água em diversos pontos do Estado. Caso o nível dos rios não diminua até quarta-feira, quando a chuva retorna com mais intensidade, os alagamentos tendem a causar ainda mais estragos.
Tendência para os próximos 10 dias
Na maior parte do período, os dias serão de chuva e temporais localizados com granizo, por vezes com totais elevados de precipitação, devido a áreas de baixa pressão e passagem de sistemas frontais.
Com informações da Defesa Civil e Epagri/Ciram.