Novas gerações e tecnologia de ponta estão revolucionando o agronegócio
Com apoio do Sindicato Rural, cursos de qualificação profissional impulsionam as pequenas propriedades.
Esta semana, o Agromix recebe a administradora do Sindicato Rural de Rio Negro, Anna Danielle Puchivaillo, para falar sobre o cenário do empreendedorismo rural na região.
Segundo Anna, o produtor rural está passando por uma fase de transformação, aliando conhecimentos antigos com capacitação e novas tecnologias. “Hoje o trabalho no campo se tornou um sistema muito lucrativo e trouxe um retorno positivo para as famílias. Isso fez com que muitos produtores buscassem novas tecnologias e investissem em suas propriedades”, explica.
O Sindicato Rural de Rio Negro teve um papel importante nessa transformação, através de serviços e incentivos aos produtores. O associado tem hoje benefícios como: admissão e demissão de funcionários, folha de pagamento, FGTS, INSS, seguro, regularização e declaração de ITR, regularização de talão de notas, assistência jurídica e cursos gratuitos.
“Nós oferecemos cursos profissionalizantes através do Senar, que abrem os horizontes e contribuem para o aumento da renda familiar. A capacitação é ofertada para produtores e funcionários de empresas, mas qualquer pessoa pode procurar o sindicato, caso tenha interesse em participar”, conta.
O Sindicato também incentiva o turismo rural no município, ajudando os produtores a desenvolver suas propriedades. “O turismo rural em Rio Negro é muito rico e infelizmente, pouco conhecido. Hoje temos muitos proprietários investindo em turismo religioso, gastronômico ou de aventura, mas ainda há muitas que nem sabem o quanto suas propriedades têm a oferecer. A gente tenta ajudar as pessoas a desenvolverem estes pontos e transformar estes lugares em fontes de renda”, conclui.