Ponte entre Campo do Tenente e Lapa será interditada por 120 dias

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), nesse período, a ponte passará por uma reforma completa.

Fotos: Elcio Novaki

 

 

A ponte de ferro sobre o Rio da Várzea, na rodovia PR-427, divisa entre Lapa e Campo do Tenente, será totalmente interditada a partir desta sexta-feira (6).

 

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), a interdição será por pelo menos 120 dias. Nesse período, a ponte passará por uma reforma completa.

 

De acordo com o DER, além de manter a estrutura estética da histórica obra, será feita a substituição do atual tabuleiro de concreto por um novo de gradil metálico, mais leve e exercendo menor pressão sobre a estrutura.

 

Também estão previstos serviços gerais de reparos em toda estrutura de concreto, peças metálicas, limpeza, tratamento e pintura. A reforça da ponte metálica está orçada em R$ R$ 3.911.083,31.

 

Interdição em agosto de 2021, quando a ponte recebeu uma manutenção paliativa. Foto: DER-Paraná

 

Problemas e interdições em 2021

Em 2021, a ponte foi interditada pela primeira vez em 2 de julho, quando foram identificadas fissuras no piso. Uma semana depois, teve o tráfego liberado apenas para veículos leves.

 

No dia 20 de agosto o local novamente interditado para as obras definitivas, que duraram 10 dias.

 

Antiga ponte ferroviária

Conhecida como Ponte de Ferro, a obra é uma antiga ponte ferroviária adaptada para o tráfego rodoviário, em pista única, por meio de placas de concreto executadas sobre a estrutura que anteriormente recebia os trilhos de trem.

 

Foto: Acervo/Divulgação

 

Registros históricos mostram que a ponte foi inaugurada no ano de 1894, com a abertura da estrada de ferro entre Lapa a Rio Negro.

 

Em 1960, com a alteração do traçado da estrada de ferro, a ponte foi desativada e teve os trilhos retirados.

 

Por sugestão de Victor Bussmann, primeiro prefeito do município, empossado em 1961, a ponte recebeu pavimento de concreto e o local passou a fazer parte de uma rodovia, mais tarde batizada de PR-427, vigente até hoje.