Carise Krahl

Bióloga, herborista e artesã, transforma tecidos e ervas aromáticas em produtos de cuidados naturais e bem-estar.

Um convite para ter chás e temperos em casa

A divisão do tempo nos dá a oportunidade do recomeço. Vamos aproveitar a energia renovada de mais um mês para fazer escolhas mais saudáveis e naturais?

Fotos: Carise Krahl

 

 

Quantos desejos e ideias temos em cada início de ano! Já se passaram os primeiros meses, e é hora de colocar em pratica as estratégias para o nosso bem-estar, buscar algo que nos faça dormir melhor, acordar descansados e aproveitar mais o tempo com quem amamos. Um convite para envolver toda a família, é iniciar uma horta. Pode ser em um vaso, um canteiro, conforte a sua disponibilidade de espaço. O importante é começar!

 

Além de ter as ervas frescas ao seu dispor no quintal, o tempo dedicado ao plantio e cuidado com as plantas vale como uma meditação, um tempo de contemplação e paciência que acalma e exercita a espera pela colheita.

 

Comece com ervas fáceis de cultivar. Veja algumas sugestões:

 

Menta ou hortelã

Mentha

 

Gostam de solo bem drenado, regas frequentes e meia sombra. O ideal é um espaço separado, pois eles se alastram com facilidade e tomam conta da horta! Se você tem mudas de mais do que uma espécie de menta, plante longe, pois elas cruzam entre si, misturando suas características. Faça podas a cada 3 meses para ter sempre folhas grandes e bonitas e a planta saudável.

 

Alecrim

Alecrim

 

A planta que cresce no jardim dos justos gosta de muito sol, pouca água depois que cresce. Faça podas anuais, no final do inverno, para manter o tamanho.

 

Capim-limão

Capim Limão

 

Vai bem no sol pleno e à meia sombra. Veja a coluna de janeiro aqui do jornal e não confunda com a Citronela! Faça podas anuais para ele rebrotar com vigor.

 

Manjericão

Manjericão

 

Adora sol pleno e água. É uma planta anual: cresce, frutifica e morre. Não é necessário retirar as flores para ele não perder o perfume, como muitos acreditam. O aroma é suficiente para saborizar e perfumar seus pratos e as abelhas amam as flores miúdas desta planta. Refaça as mudas com galhos comprados ou use mudas prontas e plante no final do inverno novamente.

 

Para deixar a horta e as saladas mais coloridas, plante kalanchoe, amor perfeito ou capuchinha e use suas flores deliciosas na comida. Cuidado com flores compradas, elas normalmente vêm com inseticidas. Plante, espere florescer novamente e pode consumir. O tagetes, ou cravo-de-defunto, também tem as pétalas comestíveis e é um inseticida natural, plantar no meio das outras plantas é excelente estratégia natural para evitar insetos indesejados.

 

Com poucos recursos e tempo você terá bons momentos de descanso, vários tipos de chás e temperos para cuidar da sua saúde e da sua família, inovar no sabor das refeições e ensinar seus filhos a valorizarem as coisas simples e conhecer a natureza.

 

Quer saber como usar cada uma destas plantas? Aqui você encontra muitas receitas e dicas de uso.

 

Se aceitar o desafio de iniciar ou aumentar o cultivo de ervas aromáticas, fotografe e marque @riomaframixoficial e @comlavanda, vamos adorar ver seus canteiros!

 

Um abraço com aroma de Lavanda!

 

Nota da autora

O uso das plantas descritas na medicina tradicional não substitui os medicamentos prescritos por médicos. Gestantes, crianças e pessoas com sensibilidade/alergia devem ter o cuidado de buscar informação acerca do uso. A identificação correta da planta é essencial para o uso seguro. Por fim, observe seu corpo e suas reações: cada individuo é único e reage de forma diversa aos compostos de cada planta.

 

A natureza oferece inúmeros benefícios, basta que saibamos usar com responsabilidade!

 

″Da terra o Senhor criou os remédios,o homem sensato não os despreza.″ (Eclo 38,4)