Cleber Odorizzi

Formado pela Associação de Sommelier de SC, o especialista fala do mundo dos vinhos, trazendo curiosidades, formas de cultivo de uvas e outras tendências.

Ano Novo: qual a temperatura ideal para o espumante?

Quanto mais alta a temperatura, mais sentimos o álcool; e quanto mais baixa, mais perceptíveis são o ácido e o amargo.

Foto: Divulgação

 

 

Sem pretensão de indicar qual é o melhor espumante ou champanhe que se deve estourar na comemoração – e aí, sim, podemos permitir esse deslize – vamos lembrar de alguns detalhes importantes para que você aproveite melhor essa passagem do ano. Independentemente se ela tiver ou não álcool. Sabemos que a simbologia e a esperança de um ano melhor está presente em nossos corações. Que possamos transformar qualquer dor, em amor.

 

Gosto de pensar que o “estouro” é um semear de boas vibrações.

 

Em colunas anteriores, apresentamos alguns espumantes e ressaltamos a nova IP concedida. Como também falamos um pouco sobre o champanhe. Tudo isso para permitir uma compreensão mais adequada sobre o que é este estilo de vinho.

 

Mas a dica primordial de hoje é a temperatura. Não importa o espetáculo de espumante que você tenha à disposição, se este detalhe não for bem cuidado.

 

Toda bebida tem a temperatura mais adequada para ser apreciada. O motivo para isso remete às sensações de degustação: a boca e o nariz. Quanto mais alta a temperatura, mais sentimos o álcool; e quanto mais baixa, mais perceptíveis são o ácido e o amargo.

 

Os espumantes mais simples devem ser servidos entre 6°C e 8°C; os safrados – que possuem mais corpo e complexidade -, precisam estar entre 9°C e 12°C; e para os sem álcool, podemos manter a 4º. Para gelar, não utilize o freezer. Prefira um balde de gelo para resfriar a bebida uniformemente.

 

Muitos se dedicam em deixar a cervejinha gelando, mas esquecem do espumante. Próximo à virada, saem correndo e escolhem qualquer garrafa (muitas delas espalhadas por cima da mesa). Fazem o brinde dessa forma mesmo. Quente. Depois culpam o espumante pela ressaca.

 

Dica simples, mas que vai permitir extrair nesse momento de comemoração o melhor do que ela pode te dar.

 

Apesar de não ser o foco, deixo algumas indicações:

 

– Vinícola Garibaldi, vencedoras de prêmios com Moscatel e Brut (preços que variam entre R$ 32,00 a R$ 60,00);

– Vinícola Casa Valduga, com belíssimos espumantes;

– Vinícola Hermann, que me surpreendeu em últimas confrarias.

 

Feliz Ano Novo! Saúde!