Daniel Petreça

Um olhar preventivo e científico sobre bem-estar, qualidade de vida e atividades físicas.

Atividade física protege o cérebro e mantém os níveis de insulina e o peso corporal

A prática física pode afetar o cérebro, contribuindo para prevenir ou retardar o declínio relacionado à idade na memória e nas habilidades de pensamento.

Foto: Divulgação

 

 

Um estudo publicado recentemente demonstrou que atividade física pode proteger as células cerebrais. Os autores sugerem que a atividade física desempenha papel importante nos níveis de insulina (ajuda no transporte do açúcar do sangue para as células do corpo, onde será usado como energia) e no índice de massa corporal (peso dividido pela altura ao quadrado) e que podem ajudar a proteger volume cerebral e consequentemente ajudar a evitar a demência.

 

Os resultados do estudo podem ajudar a entender como atividade física afeta o cérebro o que pode contribuir no desenvolvimento de estratégias para prevenir ou retardar o declínio relacionado à idade na memória e nas habilidades de pensamento.

 

O estudo envolveu 134 pessoas com idade média de 69 anos que não apresentavam problemas de memória. As pessoas com mais atividade física tinham um volume total maior de massa cinzenta em seus cérebros do que as pessoas com menos atividade física. Quando os pesquisadores analisaram apenas as áreas do cérebro afetadas pela doença de Alzheimer, encontraram os mesmos resultados. Aqueles com mais atividade também tiveram uma taxa média mais alta de metabolismo de glicose no cérebro do que aqueles com menos atividade. Apesar dos resultados obtidos, é necessário mais estudos para entender os mecanismos por trás dessas relações, porém, demonstra a importância de se manter ativo ao longo da vida.

 

Segundo o Guia de Atividade Física para a População Brasileira se você preferir as atividades físicas moderadas, você deve praticar, pelo menos, 150 minutos de atividade física por semana. Na prática das atividades físicas moderadas, você vai conseguir conversar com dificuldade enquanto se movimenta e não vai conseguir cantar. A sua respiração e os batimentos do coração vão aumentar moderadamente. Se você preferir as atividades físicas vigorosas, você deve praticar, pelo menos, 75 minutos de atividade física por semana. Na prática das atividades físicas vigorosas, você não vai conseguir nem conversar. A sua respiração vai ser muito mais rápida que o normal, e os batimentos do seu coração vão aumentar muito.

 

Você pode dividir a sua prática de atividade física em pequenos blocos de tempo ou fazer mais minutos por dia, de uma só vez. Faça como preferir e como puder! Para benefícios adicionais à saúde, busque praticar atividade física de forma regular e aumentar progressivamente o tempo por semana. Cada minuto conta!