Daniel Petreça

Um olhar preventivo e científico sobre bem-estar, qualidade de vida e atividades físicas.

Como estão os seus hábitos de vida?

Mudanças simples em alguns comportamentos podem fazer muita diferença na sua saúde.

Foto: Divulgação

 

 

Nessa semana foi divulgado dados do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel) o qual participaram 9 mil brasileiros com idade acima de 18 anos de capitais e cidades do interior das cinco regiões do Brasil entre janeiro e abril de 2023.

 

A pesquisa conduzida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Organização Global de Saúde Pública Vital Strategies revelou alguns dados preocupantes que vamos analisar na coluna dessa semana.

 

Obesidade

O estudo revelou que 56,8% dos brasileiros estão com excesso de peso. O percentual representa a soma das pessoas com sobrepeso e com obesidade, ou seja, com índice de massa corporal (IMC – peso dividido pela estatura ao quadro) igual ou acima de 25kg/m².  São dados muito preocupantes a medida de que o excesso de peso está atrelado a diversas doenças.

 

Diabetes e hipertensão arterial

Quanto ao diabetes, foi verificado que 10,3% da população tem diagnóstico médico e 26,6% têm hipertensão arterial, 26,6%.

 

Alimentação

Na alimentação foi observado que um pouco menos da metade da população no Brasil (45,5%) consome verduras e legumes cinco vezes ou mais na semana e 41,8% dos brasileiros têm frutas na dieta nessa frequência.  As pessoas com 65 anos ou mais são as que mais consomem esses alimentos.  As mulheres consomem legumes e verduras mais do que os homens – 51,5% e 39,1%, respectivamente.

 

Atividade física

As pessoas estão ficando cada vez menos ativas fisicamente. De acordo com a pesquisa, apenas 31,5% dos brasileiros praticam pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou vigorosa por semana. Os homens são mais ativos fisicamente (34,8%) do que as mulheres (28,3%).

 

Tabagismo e álcool

O estudo demonstrou que a prevalência atual de tabagismo (uso de cigarro convencional, de palha, de papel, charuto e cachimbo) no Brasil é de 11,8%. Quem mais fuma são homens (15,2%), pessoas da Região Sul (15,8%) e as com idade entre 45 e 54 anos (15,2%). Quando ao uso abusivo do álcool entre os brasileiros nos 30 dias que antecederam as entrevistas o percentual ficou em 22,1%.

 

Saúde mental e sono

Atualmente, 12,7% dos brasileiros relatam ter recebido diagnóstico médico para depressão. O diagnóstico médico para ansiedade foi relatado por 26,8% dos brasileiros.  Quanto ao sono 58,9% dos brasileiros dizem dormir bem, sendo 63,9% entre os homens e 54,3% entre mulheres.

 

É importante você verificar como estão os seus hábitos de vida. Mudanças simples em alguns comportamentos podem fazer muita diferença na sua saúde. Os dados apresentados nessa pesquisa são muito importantes para traçar metas e desenvolver ações para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população brasileira.

 

Quer mais dicas de saúde, atividade física e bem-estar entre em contato comigo nas redes sociais @danielpetreca ou pelo e-mail [email protected]