Daniel Petreça

Um olhar preventivo e científico sobre bem-estar, qualidade de vida e atividades físicas.

Será que você sofre de síndrome de burnout?

A síndrome do esgotamento profissional geralmente é provocada por intensa pressão por resultados, acúmulo de funções e grande volume de afazeres.

Foto: Divulgação

 

 

Pesquisadores têm apontado que fatores individuais, como traços de personalidade e vida familiar, são algumas das razões por trás do esgotamento.

 

Mas o que é síndrome de burnout?

A síndrome de burnout um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

 

Fique atento a alguns sintomas:

 

Agitação

Um grande sinal de estar estressado é estar constantemente inquieto. Acontece quando você não faz pausas e nunca está bem descansado. E quando o faz, você enfrenta dificuldades para ficar parado, pois há tanta coisa acontecendo em sua mente que se torna difícil de relaxar ou se acalmar.

 

Você não consegue dormir direito

Não conseguir dormir bem ou ter insônia por causa do estresse no trabalho, ou ficar acordado horas extras para terminar um projeto é um dos principais sinais de esgotamento.

 

Seus hábitos alimentares mudaram

Seu corpo é o melhor indicador se as coisas estão dando errado. Mudanças em seus hábitos alimentares também podem dizer se você precisa fazer uma pausa e relaxar. Se você está comendo menos do que o habitual ou pulando refeições sem perceber, isso significa que você está passando por estresse.

 

Falta motivação

Há momentos em que você está apenas se arrastando para o trabalho, apesar de não haver interesse em coisas que antes gostava. O estresse excessivo pode transformar atividades que você gostava em tarefas forçadas que você só precisa fazer.

 

Você sente falta de energia

Muito estresse deixa você fisicamente e mentalmente exausto – mesmo se você estiver dormindo bem. Haverá um momento em que você não conseguirá simplesmente se levantar da cama ou não se exercitar com entusiasmo como costumava fazer.

 

Dificuldade de concentração

Se você está lutando para se concentrar em seu trabalho, reuniões ou até mesmo para relaxar com a família e amigos, há um problema que precisa de atenção imediata. Esquecer as coisas às vezes é bom, mas se você achar que suas tarefas habituais estão demorando mais ou sentir que estão mais difíceis de serem realizadas, pode ser que você tenha muito o que fazer.

 

Irritação constante

Se você está brigando demais com as pessoas e ficando irritado sem motivo, talvez esteja esgotado. No início, o esgotamento parece uma leve tensão e irritabilidade, mas pode rapidamente se transformar em explosões de raiva no trabalho ou em casa. Você pode nem saber do que está com raiva. É um estado permanente de irritação.

 

O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feita por profissional especialista após análise clínica do paciente. O psiquiatra e o psicólogo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma do tratamento, conforme cada caso.

 

Muitas pessoas não buscam ajuda médica por não saberem ou não conseguirem identificar todos os sintomas e, por muitas vezes, acabam negligenciando a situação sem saber que algo mais sério pode estar acontecendo.

 

Manter um estilo de vida saudável, incluindo a prática de atividade física e alimentação adequada e saudável, pode ser uma boa pedida. Ter momentos de relaxamento pode ajudar também. Amigos próximos e familiares são bons pilares para ajudar a pessoa a reconhecer os sinais de que precisa de ajuda.

 

Cuide-se!