Daniel Petreça

Um olhar preventivo e científico sobre bem-estar, qualidade de vida e atividades físicas.

Tire as crianças do sofá

Crianças e adolescentes devem praticar 60 minutos ou mais de atividade física por dia.

Foto: Divulgação

 

 

Na minha última coluna, abordei as recomendações de atividade física para crianças abaixo de 5 anos. Mas, e os mais velhos precisam de quanto? A inatividade física em crianças e adolescentes é um assunto complexo e de muita importância. Estima-se que de 5 adolescentes no mundo, 4 não consigam atingir as recomendações de atividade física para essa faixa etária.

 

Mas quais são as recomendações?

Crianças e adolescentes devem praticar 60 minutos ou mais de atividade física por dia. Recomenda-se dar preferência para aquelas que façam a sua respiração e os batimentos do seu coração aumentarem.

 

Nessas atividades eles vão conseguir conversar com certa dificuldade enquanto se movimentam, mas não vão conseguir cantar. Como parte desses 60 minutos ou mais por dia, inclua, em pelo menos 3 dias na semana, atividades de fortalecimento dos músculos e ossos, que envolvam movimentos como: saltar (pular corda), puxar e empurrar (como você faz para movimentar algum objeto ou peso ou brincar de cabo de guerra). Ainda é possível dividir a prática de atividade física em pequenos blocos de tempo ou fazer os 60 minutos por dia de uma só vez.

 

Atenção

É importante fazer como preferir e como puder! Para benefícios adicionais à saúde, é necessário praticar atividade física de forma regular e aumentar progressivamente o tempo por semana. Já nos dias em que não seja possível praticar os 60 minutos, faça a maior quantidade de minutos possível – cada minuto conta!

 

Lembre-se

Além disso, quando você é fisicamente ativo na infância ou adolescência, tem mais chances de manter a prática de atividade física ao longo da vida.

 

Para mais dicas de atividade física e bem-estar, entre em contato comigo nas redes sociais @danielpetreca ou enviei e-mail para [email protected].