Jéssica Machado

A psicóloga aborda saúde mental, autoestima, autoconhecimento, sexualidade e amor próprio.

7 passos para dizer adeus ao mau humor

Situações difíceis e inesperadas podem nos deixar mal-humorados, mas algumas estratégias simples ajudam a melhorar os ânimos.

Foto: Divulgação

 

 

Intolerância, raiva, falta de educação, nervosismo, negatividade e irritação. Essas são algumas das características típicas de alguém que está mal-humorado. Em certos momentos da vida, todos nos sentimos assim. Eventos temporários como acordar com o barulho da reforma de um vizinho, uma noite mal dormida ou passar horas no trânsito afetam o estado de ânimo de qualquer pessoa.

 

Esse tipo de mau humor é normal e deve durar pouco tempo, uma vez que está diretamente relacionado com algum evento externo.

 

No entanto, quando o mau humor dura mais de duas semanas, não tem um motivo específico e vem com outros sintomas, pode ser um quadro de distimia.

 

Mas, o que é a distimia?

A distimia é um transtorno depressivo menos severo que uma depressão maior, mas que dura mais tempo. A distimia é persistente e quem a sofre apresenta um estado de ânimo depressivo crônico. A pessoa pensa que seu mau humor foi causado por alguma situação externa, mas na verdade, as causas são internas.

 

A pessoa com distimia tem a autoestima baixa e é muito autocrítica. Está sempre nervosa, se queixa de tudo e só enxerga o lado negativo das coisas. Muitas vezes, nem o indivíduo que sofre de distimia nem as pessoas que convivem com ele se dão conta que há um transtorno depressivo persistente por trás. Acham que é a forma de ser dessa pessoa, o que não é verdade.

 

Para tratar o transtorno é necessário buscar tratamento médico e psicológico. No entanto, para o mau humor comum e passageiro, as soluções estão ao alcance de todos. Então aqui vão 7 formas simples de combater o mau humor:

 

– Reflita sobre os seus sentimentos;

– Identifique as causas do mau humor;

– Diga não ao mau humor das segundas-feiras;

– Durma bem;

– Tenha um bichinho de estimação;

– Pratique exercícios;

– Risque as pessoas tóxicas da sua vida.

 

Procure estar perto de pessoas alegres, positivas e que te ajudem a solucionar os problemas. Com certeza, você será contagiado por essa energia boa e passará a ver a vida de outra maneira.