Jéssica Machado

A psicóloga aborda saúde mental, autoestima, autoconhecimento, sexualidade e amor próprio.

Autoestima e maternidade: existe ponto de equilíbrio?

As grandes funções sociais e pessoais que a mulher executa são muitas vezes deixadas de lado ou diminuídas durante a maternidade.

Foto: Divulgação

 

 

A autoestima da mulher durante a gestação e na maternidade está relacionada com uma série de mudanças que ela irá enfrentar. Essas mudanças vão além das transformações físicas.

 

Depois que engravidamos e nos tornamos mães, é normal nos esquecermos um pouco de nós, afinal, o serzinho mais esperado está para chegar e precisamos cuidar dele. Até aí, tudo bem! Mas não podemos deixar de cuidar também da nossa vida, da nossa mente, da nossa autoestima! Precisamos estar bem para cuidarmos dos nossos filhos!

 

Mas afinal, o que é autoestima?

No dicionário, autoestima quer dizer: “Característica da pessoa que se valoriza, estando satisfeita com sua maneira de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões.

 

Quando a autoestima não vai bem, pode trazer muitas inseguranças, e no período de gestação não seria diferente. A gestação e o pós-parto são fases que mexem bastante com a autoestima da mulher, por se tratar de um momento em que os hormônios estão em ebulição e o corpo e a mente em constante transformação. Como consequência, essa mulher pode sentir ciúmes do parceiro, deixar a vida social de lado, a motivação para o trabalho, entre outros impactos importantes, diminuindo sua qualidade de vida e bem-estar.

 

E como então melhorar a autoestima?

Em meio a esse turbilhão de emoções, a dica é vivenciar cada fase, aproveitando tudo que a maternidade lhe proporciona. Olhe para você e descubra o que você precisa fazer para se sentir bem e mais confiante para enfrentar os desafios de se construir como mãe.

 

Além disso, cuide sempre de você, da forma que você desejar: indo ao salão, praticando atividade física, fazendo ioga ou meditação, lendo um livro, ouvindo uma boa música, tendo tempo para uma sessão de massagem, fazendo terapia, o que lhe fizer feliz. Dessa forma, você vai fortalecer sua autoestima, melhorando sua relação consigo mesma, com o bebê, com seu parceiro e com todos a sua volta!