Lucimara Kauva

A enfermeira traz dicas e informações sobre saúde com temas cotidianos.

Você já ouviu falar em Síndrome do Túnel do Carpo?

Síndrome provoca dormência, formigamento e é causada principalmente por lesões relacionadas a esforço repetitivo.

 

 

A Síndrome do Túnel do Carpo é uma condição que afeta muitas pessoas e pode causar desconforto, formigamento e dor intensa. Para esclarecer as dúvidas sobre essa síndrome, o programa “Dicas de Saúde” recebeu a neurocirurgiã Stéphanie Lindner, que explicou tudo sobre a causa e as formas de tratamento desta condição.

 

Segundo Stéphanie, a Síndrome do Túnel do Carpo é resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. Essa compressão pode causar uma variedade de sintomas, incluindo dormência, formigamento, dor e fraqueza nas mãos e punhos.

 

Algumas causas da Síndrome do Túnel do Carpo incluem trabalho repetitivo, lesões, artrite e até mesmo a gravidez. A pressão do útero pode comprimir o nervo que passa pelo punho, causando sintomas na gestante.

 

O tratamento da condição pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas. Quando os sintomas são leves, o tratamento pode incluir fisioterapia e o uso de medicamentos para aliviar a dor ou de talas para imobilizar o punho durante a noite, quando os sintomas ficam mais intensos.

 

Em casos mais severos, quando a compressão no nervo é grande e compromete a qualidade de vida do paciente, a cirurgia pode ser necessária.

 

Ainda de acordo com a especialista, é comum confundir a Síndrome do Túnel do Carpo com a tendinite, apesar de serem condições diferentes. Enquanto a Síndrome do Túnel do Carpo é causada pela compressão do nervo que passa pelo punho, a tendinite é uma inflamação nos tendões que pode ocorrer em várias partes do corpo.