Robson Komochena

Cotidiano, política e a história de Rio Negro, Mafra, Itaiópolis e região sob o olhar polêmico e irreverente do jornalista.

O dia 7 de setembro de outras épocas em Riomafra

Registros históricos do dia 7 de setembro em Riomafra. Dos tempos dos alunos do seminário, do Batalhão Mauá, da Escola Margarida Kirchner, entre outras escolas.

 

Sem o tradicional desfile cívico da Independência, devido a pandemia do covid-19, resgatamos neste dia 7 de setembro imagens do evento em outros tempos.

 

As fotos e informações são de Valderez Lang (grupo Revival Anos 70 e 80), Cínthia Cordeiro (grupo Memórias de Rio Negro), Maria da Glória Foohs (em memória), entre outros apaixonados por história em Riomafra.

Atiradores, em desfile registrado no ano de 1912, no lado mafrense da ponte (quando ainda Rio Negro).


Alunos do Seminário Seráfico São Luis de Tolosa em desfile nos anos 40. Registro na cabeceira da Ponte Metálica.


Desfile da Banda do 2º Batalhão Ferroviário Mauá nos anos 50, na rua XV de Novembro em Rio Negro. A frente, o sargento Marcelino e seu famoso “Teco”.


Desfile da Escola Profissional Ferroviária Cel. José Machado Lopes, em 1954, na rua XV de Novembro em Rio Negro.


Desfile na rua Felipe Schmidt, em 1967. No carro, a rainha do Cinquentenário de Mafra, Arlene Schultz. Imagem colorizada por Adriano Ferreira Ramos.


Escola Margarida Kirchner, em 1969. Registro feito no centro de Rio Negro, atualmente calçadão. Foto arquivo de Silvio Rauth.


Professora Neura Becker e seus alunos do Grupo Escolar Prof. Mário Goeldner, em 1972.


Nos anos 70/80, o Grupo Escolar General Rabelo. Tempos em que o desfile atravessava a ponte, passando de uma cidade para outra.


Fanfarra do Colégio Estadual Caetano Munhoz da Rocha em 1978. Local onde, atualmente, é o calçadão.


Grupo Escolar Barão de Antonina de Rio Negro em desfile nos anos 90. Detalhe: no casarão ao lado esquerdo, funcionava o Bar do Pedrinho. Atualmente, no local, está o Edifício Adelaide Swaroswski, onde fica a sede do Riomafra Mix.

Colunas e textos de opinião são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Riomafra Mix.