Adair Tourinho

Com 36 anos de trajetória missionária, o pastor traz semanalmente uma mensagem de fé, amor e reflexão.

A verdade, somente a verdade, nada além da verdade

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

Foto: Divulgação

 

 

Estava lendo um artigo cujo o título dizia assim “o século da mentira”. Os argumentos ali apresentados, até achei algum fundamento. O título provocou-me para uma reflexão um pouco mais aprofundada sobre a mentira, em razão de que, até onde aprendi estudando a bíblia sagrada, desde quando existe o mal, o pecado e a desobediência aos princípios bíblicos, existe tal pratica.

 

Mentir significa faltar com a verdade. É agir com falsidade e engano, intencionalmente. Mentira é uma declaração feita por alguém que sabe ser falsa, na expectativa de que as pessoas possam acreditar nela. Dependendo das definições, uma mentira pode ser uma declaração falsa genuína ou uma verdade seletiva, se a intenção é enganar. Uma pessoa que conta uma mentira fica conhecida como um “mentiroso”. Portanto mentir é ludibriar, ser falso, promover ilusão. E isso tudo é a cara do diabo com capacidade de destruir vidas, povos e gerar filhos.

 

Segundo a Bíblia Sagrada, o autor da mentira é o maligno. Jesus esclareceu isso e João registrou no seu evangelho no cap. 8, versículo 44, quando lemos “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”. Conforme o texto. Entende-se que a mentira é filha do Diabo, então dentro de um contexto lógico, e por consequência àquele que mente se torna filho da mentira, sendo neto do próprio diabo, onde se tornam cruéis inimigos de Deus.

 

O apostolo Paulo aconselhou os cristãos da cidade de Éfeso, dizendo “Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros, (Efésios 4.25), porque os que tais praticam ou amam, segundo das Sagradas Escrituras, não conseguirá entrar no céu, (Apocalipse 22.15).

 

A Bíblia não faz diferenciação nem estabelece níveis para a mentira. É comum as pessoas dizerem que cometem pequenas “mentirinhas”, mas para Deus mentira é mentira.

 

Jesus Cristo também nos ensina em Mateus 5.37, que o nosso falar deve ser, sim sim, ou não não, pois o que passar disso, é de procedência do maligno.

 

Vamos falar a verdade, somente a verdade, nada além da verdade.

 

Deus te abençoe!