Adair Tourinho

Com 36 anos de trajetória missionária, o pastor traz semanalmente uma mensagem de fé, amor e reflexão.

E o inverno chegou!

“Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos”. Gn 1.14.

Foto: Divulgação

 

 

Chegou a mais fria das quatro estações do ano. Ainda que nem todos gostem, ela é importante para nós. O inverno é importante para a vida na terra.  Sem ele, seria impossível a renovação da vida no planeta.

 

Quando nós estudamos a Bíblia, quase todas as histórias são marcadas por tempos, épocas e estações. As estações do ano estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades humanas, como a agricultura e a pecuária.

 

Na Bíblia encontramos, após o diluvio, Deus renovando sua promessa da existência das estações quando disse: “Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão”, (Gn 8.22). O salmista reconhece o cumprimento desta promessa quando diz: “Estabeleceste todos os limites da terra; verão e inverno tu os formaste” (Sl 74.17).

 

Por ser um período em que a cor cinzenta predomina no céu, que o frio é intenso, os ventos são fortes e gelados e as chuvas mais frequentes, muitos veem o inverno como uma estação triste, difícil de enfrentar.

 

Diante disso, vamos olhar para este período com um olhar espiritual e comparar o inverno com momentos que passamos em nossas vidas. O inverno é como se fosse um período de provações e de lutas. O dia escurece mais cedo no inverno, o que nos remete à escuridão de quando não conseguimos ver uma saída, um escape ou uma solução para os problemas da vida. No inverno, os dias são mais curtos, assim como os momentos de alegria que são rápidos e passageiros. Da mesma forma como acontece a hibernação no inverno, em momentos de aflição, só queremos dormir e acordar quando a luta passar.

 

Infelizmente, às vezes, nesta fase da vida, podemos esquecer que Deus está no controle de tudo e que nada acontece sem sua vontade permissiva. Por mais que a luta seja grande, temos um Deus fiel que cuida de nós mesmos, quando tudo parece frio e sombrio.

 

Então, levante-se e desperte de seu sono, pois Deus te ama e irá te aquecer, mesmo no frio mais rigoroso. Não deixe o inverno da sua vida passar despercebido. É na dificuldade que somos forjados e preparados para ir além.

 

Logo vem aí a próxima estação. A estação da alegria e da renovação. Que Deus te abençoe!