Adair Tourinho

Com 36 anos de trajetória missionária, o pastor traz semanalmente uma mensagem de fé, amor e reflexão.

Jesus Cristo: O nome acima de todos os nomes

Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um Nome que é sobre todo o Nome, para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2.9 a 11.

Foto: Divulgação

 

 

Em geral, assim que a mulher anuncia a gravidez, surge uma ansiedade em escolher um nome para a criança que vai nascer. No nascimento do filho de Deus, também foi assim, só que a escolha não aconteceu na terra e sim no céu.

 

O anjo Gabriel anunciou a escolha do nome: “E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados, (Mt 1.21). em Lc 1.30 a 32 “Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus”. O nome Jesus vem do hebraico “Yehôshua” e significa “o Senhor é Salvação” ou “Yahweh é salvação”.

 

Os apóstolos proclamaram dizendo: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro Nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos, (At 4.12). Jo 20.31: Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu Nome”. Jesus autorizou o uso do seu Nome: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles, (Mt 18.20). Em Jo 14.13: E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Também em Mc 16.17 e 18: “E estes sinais seguirão aos que crerem em meu Nome… Perdão dos pecados, Lc 24.46 a 47 e At.10.43, garantia de Salvação em Rm.10.9, adotados como filhos de Deus, Jo. 1.12, saúde, At 3.6 e At. 9.34, solução para todos os problemas, Jo.15.7. Tudo encerra em Jesus, com Ele e para Ele – Disse Jesus: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam”, (Jo 5.39) e em Mt.22.29: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas, (Ap.22.16).

 

O verdadeiro Natal, só existe se for assim: “E eis que um anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”, (Lc 2.9 a 11). “Cristo” provém do grego khristós, que significa “ungido” que por sua vez tem origem na língua hebraica mashîah que em português é Messias.

 

Um dia toda a ração humana haverá de comparecer na presença deste Nome e o reconhecer que Jesus Cristo é o Senhor para honra e Glória do seu Santo Nome.

 

Feliz Natal!