Adair Tourinho

Com 36 anos de trajetória missionária, o pastor traz semanalmente uma mensagem de fé, amor e reflexão.

Não fique triste!

“Não fiquem tristes, pois a alegria do Senhor é sua força!” (Neemias 8.10d). “Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: alegrem-se!” (Filipenses 4.4d).

Foto: Divulgação

 

 

Separei propositalmente os dois textos da bíblia, em razão de tratar de um conselho fundamental e necessário na vida do ser humano, principalmente nos tempos em que estamos vivendo. Que mensagem inspiradora: “Não Fiquem Tristes, Alegrem-Se!”. Vivemos uma grande e inquestionável realidade nesta terra: “a vida é passageira”. Diante do exposto, viver pouco tempo na face da terra e ainda não viver feliz, é muito ruim.

 

Muitas passagens bíblicas orientando e incentivando o ser humano a abandonar a tristeza e buscar a alegria, a felicidade. Deus não tem prazer em ver ninguém triste, abatido, infeliz, mas tem prazer em olhar para cada um dos viventes e vê-los alegres, animados, felizes.

 

Estar alegre é um estado de viva satisfação, de vivo contentamento, regozijo, júbilo e prazer. Mediante a informação dos textos e a definição da palavra alegria, alguém pode se questionar, mas como não ser triste? Como usufruir nesta vida tão passageira da alegria mencionada nas escrituras? A resposta é: “não é impossível e nem difícil”, pois o caminho encontra-se aberto. Jesus abriu o caminho para a alegria, para a felicidade.

 

Na cruz, pregado com os braços abertos, Jesus está dizendo: chega! Até aqui, em razão do pecado original ocorrido no jardim o Éden o ser humano ficou preso, amarrado, confundido, afastado de Deus e expostos aos ataques ardis do inimigo. Mas agora acabou! Em São João 10.10, Jesus fala a razão de tanta angústia, tristeza, decepção e dor que muitos seres humanos sofrem, quando disse: “O ladrão (o diabo) vem para roubar, matar e destruir”. E é exatamente isso que acontece. Ele rouba a paz e a alegria de viver. Injeta no ser humano agonia, amargura e muitas outras coisas. Mata os sonhos, destrói projetos, planos e até ideias para uma vida feliz, vitoriosa e próspera. Ele destrói a saúde, a paz e o amor. Promove desgraças e tudo o que for possível, para manter o ser humano no seu controle. Mas Jesus nasceu, viveu, morreu e ao terceiro dia ressuscitou e encontra-se assedado à mão direita de Deus Pai, intercedendo por nós. Antes da cruz, Jesus já se apresenta como um agente de transformação quando diz; “Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena, que satisfaz”. Agora, depois da cruz, o caminho está aberto para todos quantos tem interesse em desfrutar da verdadeira alegria. A confirmação encontra-se escrita na primeira Epistola de João 3.8 – “Por isso o Filho de Deus veio, para destruir as obras do diabo”. A alegria que Jesus oferece, mesmo diante dos arreveses da vida, não cessa e nem diminui, mas cresce a cada instante. Precisamos pedir a Deus que nos dê esta alegria em nosso coração independente das circunstâncias. Precisamos nos entregar a Ele, sem reservas, mas com todas as forças. Precisamos crer Nele em Sua Santa Palavra. Precisamos aceita-lo com Senhor das nossas vidas. Assim encontraremos o caminho da verdadeira alegria. Faça isso. Você merece ser desfrutar desta alegria nesta vida que é tão curta.

 

Deus te abençoe!