Adair Tourinho

Com 36 anos de trajetória missionária, o pastor traz semanalmente uma mensagem de fé, amor e reflexão.

Segundo domingo de dezembro, dia mundial da bíblia

Inauguração do Monumento à bíblia em Rio Negro e Mafra

Foto: Robson Komochena

 

 

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP). Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

 

Em 13 dezembro de 1992, conseguimos pela graça de Deus, juntamente com todos os lideres religiosas de Rio Negro e Mafra, comemorar o dia da Bíblia e deixar como marco histórico os monumentos em homenagem a Bíblia, inaugurado na Praças principais das duas cidades. Com uma poderosa mensagem Bíblica: “Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente, (Isaías 40.8 ARA), exposta em pedra de mármore preparada no modelo de uma bíblia, os monumentos foram erigidos e inaugurados.

 

Na oportunidade os então prefeitos da época, Sr. José Muller de Rio Negro e Sebastião Bazilio de Cassias de Mafra, entendendo o valor da homenagem ao Livro Sagrado prontamente atenderam a nossa petição e determinaram a construção dos monumentos, e passados 31 anos depois, os mesmos continuam empoderados nas praças onde foram inaugurados.

 

Foi um dia Histórico, um domingo inesquecível, quando famílias inteiras, reuniram-se para demonstrar o amor, respeito e a crença nas Escrituras Sagradas. Na parte da manhã a reunião e inauguração do monumento aconteceu na praça Lauro Muller e Mafra e a tarde foi repedido o encontro na Praça João Pessoa. Autoridades civis, militares e eclesiásticas marcaram a presença. Caravanas de diversas partes dos municípios e diversas cidades vieram para as festividades. Bandas, cantores, teatros e uma variedade de atrações abrilhantaram a festa nos dois períodos.

 

Por decreto Lei nº 103/2008, em 09 de dezembro de 2008, o prefeito Alceu Ricardo Swarowski, instrui no município de Rio Negro o “Dia da Bíblia” a ser celebrado no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano, e em 14 de dezembro foi reinaugurado o Monumento à Bíblia de Rio Negro. A partir desta data por alguns anos foram realizadas as caminhadas do Dia da Bíblia, onde pessoas de todas idades e famílias inteiras, das diversas denominações, juntamente com seus líderes, desciam celebrando pela Avenida Vicente Machado até a Praça João Pessoa, onde os lideres religiosas realizavam as homenagens a Bíblia Sagrada.

 

O salmista tem um grande testemunho sobre a Palavra de deus quando diz: Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para o meu caminho (Salmo 119.105).

 

Viva a Bíblia Sagrada!