Gestão de pequenos negócios em tempo de crise

Em momentos de crise, tão importante quanto controlar as obrigações já existentes é evitar a contração de novas dívidas.

Em momentos de incerteza econômica, é essencial que o empreendedor “arrume a casa” e organize todos os processos gerenciais do negócio. O coração desses processos gerenciais é a gestão financeira. Uma boa gestão financeira permite ao administrador conhecer a atual situação da sua empresa a partir de indicadores econômicos, obtendo dessa forma dados consistentes para projeção de cenários com o objetivo de manter os ganhos da empresa e honrar os compromissos assumidos com terceiros. Em momentos de crise, tão importante quanto controlar as obrigações já existentes é evitar a contração de novas dívidas. A palavra de ordem é: anote, anote e anote!

Seguem cinco dicas para aumentar as vendas e reduzir os custos no momento de crise:

1º Uso de Mídia Sociais
No momento em que o cliente se retraiu e está praticamente recluso em casa, os donos de pequenos negócios precisam usar ferramentas digitais para chegar até o público. Uma solução rápida e de baixo custo é investir na criação de perfis da empesa nas principais mídias sociais (Instagram e Facebook).

2º Plataformas de vendas online
Se a sua empresa ainda não conta com ferramentas de venda online, esse é o momento de tomar essa atitude. Avalie qual das diferentes plataformas disponíveis no mercado mais se adequa às suas necessidades.

3º Aplicativos de Delivery
Prestadores de serviço e negócios de alimentação fora do lar começam a sofrer com a ausência de clientes. Neste caso, é melhor o empresário se adequar para pagar as taxas cobradas pelos aplicativos de delivery do que não vender nada. No segmento de alimentação, a adesão dos bares e restaurantes a esses aplicativos se tornou praticamente uma necessidade neste momento de crise provocada pelo Coronavírus. Se você ainda tinha alguma resistência a esse modelo, essa é a hora de repensar sua estratégia.

4º Avalie seus custos
É fundamental que o empreendedor conheça profundamente os custos da sua empresa e seja capaz de avaliar quais são aqueles imprescindíveis para manter o negócio operando. Em um contexto de queda do faturamento, ele precisa priorizar aqueles que são realmente fundamentais e cortar ou reduzir os demais.

5º Negocie com seus fornecedores
Com a queda do faturamento, você vai precisar negociar com seus fornecedores um melhor prazo para cumprir seus compromissos. Essa negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiados.

É importante ter um controle financeiro para saber exatamente quanto dinheiro entra e sai por mês e saber onde esse dinheiro está sendo gasto. E isso vale para todos os momentos, não somente os de crise. Por isso, anote tudo o que você ganha e o que você gasta, inclusive as despesas pequenas, e depois faça uma análise criteriosa, identificando onde é possível cortar gastos e economizar, caso seja necessário.
Planejamento é a palavra de ouro quando o assunto é priorização de despesas. Descobrindo exatamente quais são os gastos do seu negócio, é possível apostar em um melhor e mais efetivo planejamento.

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. ”

Emerson Maas é consultor, auditor e instrutor para sistemas de gestão, com foco em excelência de gestão e melhoria de processos através da implantação sistemática de ferramentas e práticas gerenciais certificadas nacional e internacionalmente.