Diabetes: o que é, quais os tipos, causas e tratamento

Doença impede o equilíbrio dos índices de glicose no sangue, afetando a produção de insulina pelo organismo.

 

 

No programa “Dicas de Saúde” desta semana, a enfermeira Lucimara Kauva recebe a médica endocrinologista Melissa Bevervanço da Silveira para falar sobre as causas, diagnóstico e tratamento do diabetes.

 

Segundo Melissa, o diabetes é uma doença crônica que impede o equilíbrio dos índices de glicose no sangue, afetando a produção de insulina pelo organismo.

 

Nos casos de diabetes tipo 1, a doença é causada geralmente devido um processo autoimune que surge na infância e adolescência e que inibe parcial ou totalmente a produção de insulina pelo pâncreas.

 

Já a diabetes tipo 2 surge predominantemente na idade adulta e é caracterizada pela incapacidade de aproveitamento da insulina produzida pelo corpo, em decorrência de alterações no metabolismo, causadas por altos níveis de sedentarismo, obesidade e hipertensão.

 

O diagnóstico laboratorial pode ser feito através de um exame de glicemia. O paciente terá diabetes se em jejum, o nível glicêmico estiver acima de 126 mg/dl. Agora, se estiver entre 99 a 126 mg/dl, ele é considerado pré-diabético e deverá ser submetido a um tratamento preventivo que inclui mudança de hábitos alimentares e a prática de atividade física.