Gerente de concessionária fala sobre liderança feminina no mercado automotivo

Para Juliana Ramos, as questões de gênero não são impeditivas se a pessoa tem objetivos estabelecidos e força de vontade.

 

 

Juliana Ramos, gerente da concessionária Fiat Maxicar, foi a convidada desta semana do quadro “Dois Dedos de Prosa” do Riomafra Mix, em parceria com a rede de postos M7. Durante o bate-papo, Juliana falou sobre sua trajetória de vida e os desafios de liderar uma empresa do mercado automotivo, que é basicamente predominado por homens.

 

Segundo Juliana, apesar dos preconceitos, liderar uma concessionária sendo mulher foi um processo natural. Ela conta que trilhou um caminho no mercado automotivo, desde os 15 anos, quando era jovem aprendiz.

 

Para ela, as questões de gênero não são impeditivas se a pessoa tem objetivos estabelecidos e força de vontade.

 

“Eu creio que o lugar da mulher é onde ela quiser. Se eu me preparar e me especializar naquilo que gosto, eu posso chegar lá. Eu acho que às vezes as próprias pessoas se limitam. A capacidade, o conhecimento e a experiência vão muito mais além do que questões de gênero. Nós já conquistamos um patamar muito melhor de igualdade e temos capacidade para contornar as dificuldades. Para mim, os homens e mulheres se completam”, pontua.

 

Natural de Lages, Juliana passou a liderar a Maxicar Fiat de Mafra, após o Grupo Autoshow adquirir a empresa em 2021. “Esta é a primeira concessionária Fiat do nosso grupo e eu fui escolhida para vir para Mafra e encarar este desafio. Em Lages, eu gerenciava exclusivamente a parte de vendas e aqui eu faço a gestão da loja como um todo. Para mim, foi um salto na minha carreira e confesso que não pensei duas vezes quando aceitei o convite”, conta.

 

Sobre os projetos da concessionária para 2023, Juliana destacou que a Maxicar está estruturando toda a parte de serviços e atendimento. “O conglomerado da montadora tem como meta até 2024 ter o maior índice de satisfação do cliente a nível nacional. A gente está numa escalada para conquistar os padrões que a marca determina e nosso foco é atender os clientes de forma cada vez mais humanizada e próxima. A gente também está aumentando nossa equipe e já temos 39 funcionários. Além de investir em pessoal, entramos muito fortes na parte digital, com a proposta de atrair mais clientes e acompanhar a evolução tecnológica”, disse.

 

Juliana ainda falou sobre a mudança de atitude das novas gerações em relação à compra de veículos. “Na minha opinião, esta visão de carros por assinatura e aluguel vai crescer cada vez mais. Todas as montadoras hoje já oferecem este tipo de serviço, apesar de não ser uma prática tão difundida nas regiões interioranas. Esta geração mais nova não tem o mesmo amor que tínhamos por marcas e veículos, pelo patrimônio em si. Talvez, daqui alguns anos, tenhamos que nos adaptar a esta nova realidade”, afirmou.

 

Por fim, Juliana aconselhou outras mulheres que desejam alcançar um cargo de liderança. “É importante se preparar, estudar e estar sempre atualizada, além de acreditar em si mesma e não ter medo de assumir novos desafios. Esta luta por igualdade é de todos nós, homens e mulheres, e é importante que todos trabalhem juntos para conquistar o espaço que desejam”, concluiu.