Gestor de turismo destaca importância da inovação para o desenvolvimento da região

Em entrevista exclusiva, Marcio Assad falou sobre sua vasta experiência profissional e sobre os desafios enfrentados pelas áreas da cultura e do turismo na região.

 

 

O gestor de turismo Marcio Assad é o convidado do quadro “Dois Dedos de Prosa” do Riomafra Mix, em parceria com a rede de postos M7. Durante a entrevista, Assad compartilhou sua vasta experiência profissional e os desafios enfrentados pelas áreas da cultura e do turismo na região.

 

Com mais de 40 anos de vida pública, Marcio já atuou como secretário de Turismo na Lapa e secretário de Administração e Finanças em Campo do Tenente. Também foi empresário no ramo de gastronomia e hotelaria e presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Negro (ACIRN). “Minha vida sempre foi pautada pela inovação e o tripé do meu trabalho é a cultura, o turismo e a comunicação“, afirmou.

 

Assad destacou a importância da continuidade das ações empreendidas nas áreas de cultura e turismo, tanto na vida empresarial quanto na pública. Recentemente, ele passou a integrar o Conselho Superior da ACIRN e ajudou a criar uma secretaria voltada para a cultura e o turismo de Campo do Tenente.

 

De acordo com Marcio, um dos principais desafios do setor turístico é criar produtos regionais que envolvam todos os municípios da região.

 

“Nos anos 80, nós criamos um projeto neste sentido e pela primeira vez, falamos sobre a regionalização da cultura e do turismo. Fizemos um trabalho muito importante e falávamos desta união entre os municípios há 40 anos atrás. Era um projeto bastante arrojado para a época, mas que perdeu força durante o percurso. No turismo, se um atrativo não se tornar um produto vendável, ele não vai para frente. O que faltou naquela época foi criar um produto que envolvesse as nossas cidades e chamasse a atenção do público. É o que pretendemos fazer agora. Um de nossos produtos é o projeto Interparques, um roteiro que inclui o Seminário Seráfico de Rio Negro, o Parque da Santa Cruz em Campo do Tenente e o Parque do Monge na Lapa. Outro produto cultural de destaque é o Caminho das Tropas, que une a história dos municípios da região”, pontua.

 

Para Assad, é essencial contar com a participação da iniciativa privada para o sucesso de projetos culturais e turísticos. “Infelizmente, na política, as coisas acabam não tendo continuidade e a cada gestão, os projetos são abandonados. Cabe à iniciativa privada, cooperativas e associações, com o apoio do poder público, trazer soluções para fortalecer e desenvolver nosso comércio e turismo, dando continuidade às ações já implementadas”, disse.

 

Assad também ressaltou a importância da educação para a valorização dos atrativos da região. “É comum que as pessoas da cidade não visitem ou conheçam seus próprios atrativos. Às vezes a gente precisa que alguém de longe reconheça nosso potencial para percebermos que temos jóias próximas de casa. Isso é cultural e não é só aqui. Mas assim que assumimos esse papel de fomentadores do desenvolvimento, nós somos responsáveis por isso. Eu acredito muito que precisamos educar as novas gerações para que elas conheçam as potencialidades que nossas cidades tem a oferecer”, concluiu.