Qual a atenção dada à preservação histórica de Riomafra?

Integrante do grupo Riomafra Revival, Valderez Lang fala sobre a importância de preservar a memória local da região.

 

 

A servidora pública aposentada Valderez Lang foi a convidada especial do programa “Dois Dedos de Prosa” do Riomafra Mix, em parceria com a rede de postos M7. Durante a entrevista, Valderez compartilhou suas reflexões sobre a importância da preservação histórica e cultural de Mafra e Rio Negro.

 

Valderez é uma das integrantes do grupo Riomafra Revival – Anos 60 e 70 no Facebook, uma comunidade virtual com mais de 12.600 membros dedicada a compartilhar histórias e fotos antigas das cidades-irmãs. Ela conta que o grupo foi criado em 2015 com algumas colegas de escola e, ao longo do tempo, cresceu e atraiu internautas riomafrenses apaixonados por suas raízes.

 

A maioria das fotos publicadas no grupo pertencem ao Arquivo Municipal Maria da Gloria Foohs. Além disso, os membros estão empenhados em revitalizar o acervo do fotógrafo Vitor Müller, que teve uma longa trajetória à frente da empresa Foto Luz na região.

 

Durante a entrevista, Valderez também compartilhou memórias pessoais e familiares. Ela é filha do saudoso professor Nivaldo Lang, que teve uma longa carreira dedicada à educação em Rio Negro e Mafra. Ao longo de sua vida, ele se formou como professor de português, latim e história, e foi diretor do Colégio Barão de Antonina, em Mafra, por uma década.

 

Valderez também demonstrou preocupação com a recente demolição de prédios históricos em Riomafra. Ela enfatizou a importância de conservar a memória das cidades, lembrando que essas estruturas são testemunhos do sacrifício de imigrantes que passaram pela região.

 

“Para mim, a única solução é o tombamento destas estruturas. Estes prédios são parte da nossa história e devemos buscar meios de revitalizá-los, preservando a memória de nossos antepassados”, disse.

 

Para celebrar as raízes culturais e históricas da região, os integrantes do grupo Riomafra Revival – Anos 60 e 70 estão organizando um baile que acontecerá em 12 de outubro no Clube Rionegrense, a partir das 22 horas. Os ingressos serão vendidos pela internet e na bilheteria do evento, e a festa será exclusiva para os membros do grupo.

 

Para entrar na comunidade e conhecer o acervo histórico e cultural de Riomafra, clique aqui.