Secretária de Educação fala sobre inovações e projetos da pasta para 2023

Climatização nas salas de aula, eventos para aproximar as famílias das escolas e a implementação de turmas integrais do pré são alguns dos projetos da pasta.

 

 

A Secretária de Educação de Mafra, Jamine Emmanuelle Henning, foi a convidada desta semana do quadro “Dois Dedos de Prosa” do Riomafra Mix, em parceria com a rede de postos M7. Durante a entrevista, Jamine falou sobre as inovações da pasta, projetos em andamento e as novidades para 2023.

 

Jamine destacou a importância da tecnologia na educação e como ela pode ajudar a levar conhecimento para crianças que não têm acesso a equipamentos eletrônicos em casa. No entanto, ela ressaltou que é necessário haver um equilíbrio e que as crianças também precisam de socialização, atividades e brincadeiras ao ar-livre e contato com a natureza.

 

A secretária também assegurou que todas as escolas receberão climatização adequada nos próximos meses. “O calor e o frio extremos prejudicam a aprendizagem dos alunos e vamos abrir em breve um novo processo licitatório para assegurar que as salas de aula de todas as nossas escolas recebam a climatização adequada”, pontuou.

 

Outra inovação da pasta é o novo sistema de ensino gratuito desenvolvido para as escolas do município. O sistema é composto por um kit com apostilas e livros de literatura, além de uma plataforma com atividades online. Segundo Jamine, a intenção do sistema é padronizar o ensino em todas as escolas e permitir que os alunos consigam acompanhar as atividades de onde pararam, caso precisem mudar de escola no meio do ano letivo.

 

A secretária afirmou ainda que igualdade é um princípio fundamental para a educação de Mafra. “Acredito que todos têm os mesmos direitos e deveres e que a educação pública deve ser gratuita para todos, independentemente da posição social. Por isso, o kit básico para estudar, a mesma merenda, o mesmo uniforme, mochilas e calçados são disponibilizados para todos os alunos, justamente para diminuir as desigualdades”, disse.

 

Para 2023, Jamine anunciou diversas novidades e projetos. A pasta vai distribuir mais uniformes e calçados para os alunos e deve promover pelo menos 8 sábados da família na escola para fortalecer o vínculo entre familiares e alunos. “A qualidade da aprendizagem também depende da contrapartida dos pais e a Secretaria de Educação quer cada vez mais essa proximidade entre família e escola”, disse.

 

Outra iniciativa é a adoção do pré em tempo integral para crianças de 4 e 5 anos. A modalidade já foi implementada em turmas da Escola Beija-Flor e a intenção é estender essa iniciativa para outras escolas. “É uma alegria muito grande estar à frente da educação de Mafra. Hoje, nós temos uma equipe muito boa e nossa maior alegria é ver o sorriso no rosto das crianças. Isso é o que nos move a fazer sempre mais”, disse Jamine.