Candidatos à Prefeitura de Mafra recebem cartilha “Voz Única”, com demandas de empresários

Promovida pela Associação Empresarial de Mafra (ACIM), iniciativa foi elaborada em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Fotos: Robson Komochena

 

 

A Associação Empresarial de Mafra (ACIM), reuniu na noite desta segunda-feira (16), os quatro candidatos a prefeito para a entrega da cartilha “Voz Única – Eleições Municipais 2024”.

 

Com o lema “O compromisso vai além das urnas”, o material lista uma série de necessidades e demandas dos empresários para o município.

 

“Estamos buscando expor para o futuro prefeito o que precisa ser otimizado em Mafra, dando a visão do empreendedor. A elaboração deste material foi formalizada com a participação de todos os associados”, comentou Anderson Cristian Luckow, presidente ACIM.

 

Presidente da ACIM, Anderson Cristian Luckow.

 

A iniciativa da ACIM foi elaborada em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), e contou com a participação dos quatro candidatos de Mafra: Abel Bicheski (Solidariedade), Celina Dittrich (Podemos), Celso Strobel (PL) e Emerson Maas (MDB), além dos respectivos vices de cada chapa.

 

Além da apresentação das demandas por parte da ACIM, cada candidato, em ordem de sorteio, teve 10 minutos para fazer suas considerações e falar do seu plano de governo.

 

“Este encontro é uma oportunidade para debatermos as prioridades do município e os pleitos da comunidade empresarial, em um diálogo direto com os futuros representantes da cidade”, concluiu Anderson.

 

 

Veja as demandas apresentadas para cada segmento:

 

Desenvolvimento social

– Estruturação de um ambiente, com segurança jurídica, para instalação, ampliação e regularização de empresas na cidade, a exemplo do Perini Business Park (logística, energia, internet, condições burocráticas, zoneamento);

 

– Fomento à políticas públicas de capacitação técnica de mão de obra observando a demanda do município (a exemplo do Sistema S);

 

– Criação de mecanismos de aproximação do setor público com setor privado objetivando o atendimento dos interesses da comunidade empresarial e da sociedade, a exemplo da BR-280;

 

– Elaboração de estudos a curto, médio e longo prazo de mobilidade urbana (estacionamento rotativo, definição de vocação das vias urbanas, transporte público);

 

– Identificação de oportunidades de acesso à meios de comunicação, matriz energética e outros insumos e tecnologias para aumento da capacidade produtiva das empresas;

 

– Criação de espaços e calendários próprios para fomento de negócios no município.

 

Governança pública e legislação

– Criação de mecanismos para a redução do endividamento municipal (IPMM, empréstimos) e realização de discussões públicas e observância do planejamento (PPA, LDO, LOA) para execução de novos projetos que careçam de recursos de terceiros;

 

– Criação de facilitadores burocráticos para abertura e manutenção de empresas no município fornecendo orientações e subsídios claros aos interessados, chamando a responsabilidade em prol do empresário;

 

– Melhoria do atendimento dos órgãos públicos municipais através da capacitação e da valorização dos servidores, bem como o melhoramento da comunicação interna dos setores visando a eficiência do serviço público;

 

– Estruturação dos programas de incentivo municipal através da reserva de orçamento, aquisição de equipamentos e definição de critérios objetivos e exequíveis desses programas;

 

– Valorização dos conselhos municipais e observância das discussões e decisões tomadas por esses órgãos, sem prejuízo da ampla discussão com a temática da sociedade.

 

Serviços públicos

– Acompanhamento junto aos órgãos de segurança pública da execução das atividades dentro do município bem como a criação de política permanente de incentivo a segurança pública (câmeras, guarda municipal, segurança cibernética, tecnologias, etc.);

 

– Revisão e acompanhamento da execução dos contratos de concessões públicas objetivando o maior retorno das receitas oriundas dos munícipes possibilitando o incremento da infraestrutura desses serviços perante as empresas;

 

– Levantamento de dados e acompanhamento contínuo do crescimento populacional para o planejamento da estrutura de saúde, educação e transporte visando atrair empresas e investimentos no município;

 

– Criação de políticas públicas para a limpeza, manutenção e em beleza mente do município como um todo, observando as diretrizes ambientais, sociais e culturais visando o fortalecimento da imagem de Mafra.

 

Veja a cartilha na íntegra