Eleições 2020: seções eleitorais serão preparadas neste sábado

Secretários de prédio são os responsáveis por arrumar as salas para receber os eleitores no domingo de eleição.

 

Quando o eleitor chegar para votar em sua seção eleitoral neste domingo (15), encontrará tudo preparado para que possa escolher, de forma sigilosa e segura, seu candidato a prefeito, vice-prefeito e vereador.

 

Para isso, uma grande mobilização ocorrerá nos locais de votação, executada em boa parte pelos secretários de prédio. Os secretários serão os responsáveis pelo recebimento da urna, da cabine de votação, das sacolas dos mesários e dos demais materiais e por organizar a seção conforme layout sugerido pela Justiça Eleitoral.

Adaptações precisam ser feitas conforme o local, mas algumas medidas são obrigatórias, como a disposição da cabina de votação, que não pode ficar próxima de portas e janelas, para preservar o sigilo do voto, e a organização dos cabos da urna eletrônica, que devem estar afixados no piso ou protegidos para evitar acidentes.

Treinamento

Os secretários de prédio são, normalmente, treinados pelo próprio chefe de cartório. A maior parte dos locais de votação são ambientes escolares, então, geralmente, são os diretores e vice-diretores, ou pessoas indicadas por eles, que trabalham nas eleições como secretários.

No sábado, após a montagem das seções eleitorais, uma equipe de servidores da zona eleitoral passará nos locais de votação para uma vistoria, que avalia se a montagem seguiu as orientações do TSE, realiza o teste de data e hora e verifica a bateria da urna eletrônica.

Dia das eleições

O trabalho dos secretários de prédio continua no dia das eleições. Eles fazem entrega de contrassenhas do vale alimentação e das certidões de comparecimento dos mesários, verificam a energia elétrica e ficam atentos a problemas na seção e às filas.

Estes colaboradores também resolvem as dificuldades que surgem ao longo do dia, entrando em contato com o cartório eleitoral sempre que necessário, esclarecem dúvidas e providenciam a entrega dos materiais à Justiça Eleitoral após encerramento da votação. Nestas eleições, também vão orientar os eleitores quanto ao distanciamento, uso de máscara e outras providências preventivas ao covid-19.

 

Com informações do TSE/SC.