TRE-SC destaca papel da imprensa no fortalecimento da democracia
Presidente da Corte Eleitoral ponderou que os recorrentes ataques à democracia reforçam a necessidade da informação para sua defesa.


Em coletiva de imprensa promovida nesta terça-feira (9), em Florianópolis, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Leopolgo Augusto Brüggemann, destacou que a imprensa exerce uma função ímpar na sociedade, contribuindo para o fortalecimento da democracia.
O evento, realizado em formato híbrido, reuniu cerca de 300 jornalistas de veículos de comunicação do estado com a Alta Administração do Tribunal. De forma presencial e online, os profissionais receberam informações sobre as Eleições 2022 e puderam sanar dúvidas relacionadas ao pleito.
Entre os temas abordados estiveram propaganda eleitoral, local e ordem de votação, e-Título (versão digital do título de eleitor), auditorias da urna eletrônica, combate à desinformação e o serviço de chatbot – assistente virtual – criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com o WhatsApp, para promover o acesso a informações relevantes sobre o processo eleitoral. O número do assistente virtual é (61) 9637-1078.
No dia 2 de outubro, 5.489.658 eleitores catarinenses irão às urnas para escolher seus representantes na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, senador e suplentes, governador e vice-governador, e presidente e vice-presidente da República.
Ao falar sobre os desafios que estão por vir, o presidente da Corte Eleitoral ponderou que os recorrentes ataques à democracia reforçam a necessidade de sua existência e defesa. “A democracia só existe pela ação constante de quem quer preservá-la. E tenho a mais absoluta certeza de que, neste dia, estou diante daqueles e daquelas que compartilham conosco dessa valorosa função”, dirigiu-se aos jornalistas o desembargador Leopoldo Brüggemann.
No final da coletiva, foi apresentada a Cartilha Dados Eleitorais, contendo os principais temas relativos ao pleito deste ano, incluindo o eleitorado, orçamento, recursos humanos, limites de gastos para candidatos e quantitativo de urnas eletrônicas.
Também foi lançada a série de vídeos Eleições em Pauta para auxiliar o trabalho da imprensa na cobertura do processo eleitoral. O primeiro vídeo trata de temas judiciais como registro de candidaturas, principais alterações legislativas e denúncias de ilícitos eleitorais. O entrevistado é o secretário judiciário do Tribunal, Maximiniano Sobral.
Acesse o material já disponível no canal do TRE-SC no YouTube, onde também é possível conferir a íntegra da coletiva desta terça-feira.