Emerson Maas compartilha projetos e conquistas de sua gestão em Mafra

Em entrevista ao podcast “Em Pauta”, prefeito também falou dos preparativos para a Mafra Fest, que celebra os 106 anos do município.

Foto: Robson Komochena

 

 

O prefeito de Mafra, Emerson Maas, em entrevista exclusiva ao Riomafra Mix, compartilhou detalhes de sua trajetória pessoal e política, destacando os principais projetos de sua gestão e os preparativos para a segunda edição da Mafra Fest, que celebra os 106 anos do município.

 

Emerson possui uma história de vida marcada pela dedicação ao serviço público desde jovem. Aos 18 anos, ingressou como oficial do Exército, onde serviu por oito anos. Neste período, conseguiu formar-se em administração e especializar-se em gestão empresarial. Em seguida, Maas assumiu uma secretaria municipal na gestão de Jango Herbst, e após a experiência, decidiu buscar novos desafios na área de consultoria e auditoria, se especializando em gestão de qualidade, gestão ambiental, compliance e segurança.

 

Em 2016, Maas se credenciou ao Sebrae/SC e passou a integrar o programa Cidade Empreendedora, onde implementava ferramentas de gestão nas prefeituras. Ao conhecer de perto a realidade dos municípios catarinenses, ele começou a desenhar projetos de gestão voltados para o desenvolvimento de Mafra e decidiu concorrer à prefeitura. “Eu tinha a experiência, o conhecimento e a integridade, e a partir dali, comecei a amadurecer a ideia. Montamos um grupo e decidimos fundar o partido Podemos com a proposta de trazer novos nomes para a política mafrense”, conta.

 

Mesmo sem apoio financeiro, Maas conquistou a vitória em 2020, juntamente com outros três candidatos de seu partido. “Quando a gente assumiu a gestão, o que mais me preocupava era a baixa autoestima da população. Eu sentia os mafrenses envergonhados por morarem aqui. Desde o início, nossa proposta foi mudar este pensamento e fazer com que as pessoas se orgulhassem de nossa cidade”, disse.

 

Projetos e avanços

A principal bandeira da gestão de Maas era transformar Mafra em uma cidade empreendedora. Segundo o prefeito, programas como o Juro Zero, que oferece financiamento sem juros para empresários, e iniciativas para contratação de microempreendedores individuais (MEIs) que prestam serviços para a prefeitura, foram essenciais para o impulsionamento do crescimento econômico.

 

Além disso, a gestão criou programas de formação empreendedora para alunos da rede municipal e promoveu capacitações sobre empreendedorismo a beneficiários de programas de Assistência Social, criando alternativas de geração de renda. Esses esforços resultaram em um aumento significativo na arrecadação do município, que cresceu 28% desde o início da gestão, em 2021.

 

Na área de infraestrutura, Maas afirma que foram executados 25 quilômetros de asfalto em apenas dois anos e meio, superando a média dos últimos 10 anos. O prefeito também ressaltou melhorias na área de saúde, com um aumento significativo de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a criação de um aplicativo para acompanhamento de consultas e procedimentos.

 

Já na área de educação, as reformas nas escolas e a distribuição de uniformes, calçados e materiais escolares para todas as crianças da rede municipal contribuíram para o desempenho educacional de todos os alunos da rede municipal.

 

Maas também abordou a polêmica envolvendo a criação de binários no trânsito da cidade. Ele reconheceu que a mudança gerou insatisfação inicial, mas acredita que a população está começando a entender os benefícios do novo sistema. “Em Riomafra, nós temos 75 mil veículos e precisamos criar alternativas para melhorar o fluxo do trânsito. Eu sei que demora um tempo até as pessoas se adaptarem, mas aos poucos, as pessoas estão percebendo que foi uma boa alternativa para o fluxo do trânsito na Vila Nova e no Jardim América”, pontuou.

 

O prefeito destacou ainda que sua passagem pela prefeitura trouxe aprendizado e controle emocional para lidar com as situações adversas. “A máquina da prefeitura é restrita e a gente só consegue trabalhar dentro das possibilidades. Neste período de gestão, aprendi que não consigo suprir todas as expectativas da população, mas faço o melhor que posso pensando no coletivo. Também aprendi que existem pessoas mau intencionadas que vão criticar qualquer ação da prefeitura, por melhor que ela seja. O que me motiva é que a grade maioria está elogiando nosso trabalho, dando feedbacks positivos e se mostrando satisfeita pelo que vem acontecendo no município”, ressalta.

 

Mafra 106 anos

Por fim, Maas falou sobre os preparativos para a segunda Mafra Fest, que acontece de 7 a 10 de setembro e celebra os 106 anos do município. O prefeito destacou que o evento será marcado por desfiles cívicos, missas, shows de bandas locais, atrações para a terceira idade, praça de alimentação, mini Oktoberfest e apresentações de grandes nomes da música nacional como Zé Felipe, Yasmin Santos, Leo Chaves, entre outros.

 

“A Mafra Fest é uma oportunidade não apenas de celebrar o aniversário da cidade, mas também de fortalecer o senso de comunidade e orgulho entre os mafrenses. A festa está sendo preparada com muito carinho e contamos com a participação de toda a população”, disse.