Confira dicas de cuidados com a saúde nos dias mais quentes do ano

Segundo o especialista Wilson Malaquias Ramos, da Clínica E-Vida, os dias de calor aumentam o risco de desidratação.

Foto: Divulgação

 

 

Há quem se anime e também quem se incomode com a chegada dos dias mais quentes. Preferências à parte, a verdade é que o nosso corpo sempre sente a chegada da primavera e do verão e, sem a atenção necessária, quem gosta do verão pode se ver expressando algumas reclamações e quem já não gosta terá motivos de sobra para dizer “eu te disse”. 

 

Segundo o Dr. Wilson Malaquias Ramos, Responsável Técnico da Clínica E-Vida Rio Negrinho, o corpo humano realiza o controle de sua temperatura básica através da pele, principalmente pelo suor. Com base nesta informação, precisamos entender que haverá maior sudorese corpórea nos dias mais quentes, a fim de manter a temperatura básica do corpo. Isso aumenta o risco de desidratação, por isso a ingestão de água é fundamental neste período.

 

Embora a quantidade certa a ser ingerida seja variável para cada pessoa, uma dica para saber se o seu corpo está hidratado é observar seus lábios. “Se estão secos, é um sinal de que o corpo precisa de mais líquidos”. Outra dica é manter sempre consigo uma garrafa de água, como lembrete de que a hidratação é necessária. Logo, a ação poderá se tornar um hábito.  

 

Quanto à alimentação nesta época do ano, recomenda-se optar por refeições mais leves, de fácil digestão. Frutas são uma importante fonte de vitaminas e energia neste período, pois são fáceis de digerir e ajudam na absorção de nutrientes. “Os alimentos gordurosos demandam muita energia para serem digeridos e devem ser evitados”, orienta o médico. 

 

Atividades físicas ao ar livre são recomendadas, dentro do limite de cada pessoa, pois além de melhorar o condicionamento físico, contribuem também para a saúde mental. É importante lembrar do uso de protetor solar, bonés e óculos, de roupas leves e de evitar a exposição solar entre 10 e 15 horas. O Dr. Wilson também reforça o uso da máscara, do álcool em gel e do distanciamento. “Não devemos nos esquecer das orientações sanitárias para prevenção contra a covid-19 nestas estações”, alerta.

 

Agende uma consulta na Clínica E-Vida

Clínica E-Vida Rio Negro: (47) 99165-8818

Clínica E-Vida Rio Negrinho: (47) 99197-8684