Leocádio Cônsul vestiu a camisa do Operário em amistoso contra o Figueirense

Em 1979, Leocádio, maior revelação do futebol mafrense, participou do amistoso a convite do amigo Werner Weinschutz, o saudoso “Tutão”.

Atletas do Operário em 1979. Em pé da esquerda para a direita: Alcione Machado (in memorian), João Stock, Gile, Nelinho, Mario Barteniak (in memoriam), João Carlos, Tutão (técnico – in memorian), Mário (massagista) e Otácilio Belem (in memorian). Agachados: Renato Zóio (in memorian), Leocádio, Airton Torto, Joni e Luiz B.

 

 

Muitos torcedores do passado não sabem, mas o craque mafrense Leocádio Cônsul, vestiu a camisa do glorioso Clube Atlético Operário de Mafra em 1979.

 

Leocádio, hoje com seus 78 anos, é morador em Mafra e iniciou sua carreira no Peri Ferroviário Esporte Clube aos 16 anos. Ele foi e é até hoje a maior revelação do futebol mafrense.

 

Leocádio Cônsul, hoje com 78 anos de idade, fez história no futebol brasileiro. Foto: Miguel Luiz

 

Depois de sair do Peri Ferroviário Esporte Clube, Leocádio brilhou no futebol brasileiro e defendeu grandes equipes, com destaque para o Coritiba Foot Ball Club, onde fez história.

 

Em 1979, Leocádio vestiu as cores do Operário num jogo amistoso contra o Figueirense de Florianópolis no Estádio Alfredo Herbst. “Já havia encerrado minha carreira profissional e não atuava mais. Estava com 35 anos, quando recebi o convite do então técnico Werner Weinschutz, o saudoso “Tutão”, para vestir a camisa do Operário para este amistoso contra o Figueirense”, conta Leocádio.

 

O atleta comentou que nunca havia defendido o Operário e aceitou o convite pela amizade que tinha com Tutão.

 

“Joguei somente o primeiro tempo e se não me falha a memória, o Figueirense saiu com a vitória por 03 a 01, diante de um ótimo público no Estádio Alfredo Herbst”, frisou.

 

Apesar de não defender as cores do Operário, foi com o clube que Leocádio fez história. Ele atuou como técnico do time no Campeonato Catarinense Profissional e nas categorias de base do Juvenil e Junior nas décadas de 70 e 80.

 

A equipe Junior do Operário disputou em 1981 o Campeonato Catarinense. Com Leocádio no comando, o Operário enfrentou grandes nomes do futebol catarinense, dentre eles o JEC, e chegou a disputar as fases decisivas da competição.