Bombeiros Voluntários completam 27 anos de fundação em Itaiópolis

Homenagens marcaram a solenidade de aniversário da corporação.

Fotos: Bombeiros Voluntários de Itaiópolis

 

 

Os Bombeiros Voluntários de Itaiópolis completaram na última quinta-feira (1), 27 anos de fundação com uma solenidade interna de aniversário.

 

Segundo o comandante Anderson Oparacz, o objetivo da solenidade foi prestar uma homenagem à entidade e a todos os bombeiros que passaram por ela. “Nestes 27 anos foram inúmeros os atendimentos prestados, o que só foi possível com o trabalho voluntário de nossos integrantes, e também com o apoio da comunidade que nos incentiva dia após dia, a continuar essa missão”, disse.

 

 

Durante a solenidade, 13 profissionais foram condecorados por completarem em 2022; 5, 10 e 15 anos de atuação na corporação. Anderson, um dos condecorados por tempo de serviço, recebeu ainda uma comenda respectiva aos seus 7 anos no cargo de comandante.

 

“Estamos trabalhando para melhor atender a comunidade, através da aquisição de novos equipamentos, da elaboração de projetos para angariar fundos e da capacitação e valorização de nossa equipe”, pontuou.

 

 

A corporação teve início em 1º de setembro de 1995, quando um grupo de pessoas colocou em prática um antigo anseio da população itaiopolense que necessitava de uma instituição para combater incêndios e socorrer pessoas acidentadas.

 

 

Atualmente, cerca de 30 bombeiros voluntários se revezam nas escalas e plantão 24 horas por dia. “Nossos voluntários têm seus trabalhos, de onde tiram seus sustentos, e estão aqui voluntariamente, muitas vezes nos domingos, feriados ou em qualquer dia da semana, sacrificando suas folgas e seu tempo livre ao lado de suas famílias, para ajudar a população”, finaliza o comandante.

 

Parceria com Santa Terezinha

Recentemente, os Bombeiros Voluntários de Itaiópolis formalizaram uma parceria com Santa Terezinha e lançaram um curso de formação de bombeiros voluntários no município.

 

A iniciativa inédita, busca capacitar cidadãos terezinhenses com conhecimentos básicos sobre prevenção de acidentes domésticos e incêndios, além de noções de primeiros socorros.

 

Para isso, o município de Santa Terezinha destinou R$ 5 mil à corporação como forma de custear as atividades que serão desenvolvidas até dezembro deste ano.