Agricultor supera acidente e protagoniza campanha de trator com acessibilidade

Paraplégico, Fernando Dalmolin foi convidado para testar o primeiro trator adaptado do mercado. O sonho do agricultor é voltar a trabalhar na produção agrícola.

Fotos: Divulgação e AEN

 

 

O agricultor mafrense Fernando Dalmolin, de 42 anos, viu sua vida mudar após um grave acidente no início de 2022. Morador da localidade de Avencal do Meio, o agricultor ficou paraplégico após ser atingido pelo tronco de uma árvore enquanto trabalhava. Com o incidente, Fernando enfrentou 60 dias internado, uma cirurgia, uma grave infecção e outros quatro meses de fisioterapia.

 

“O acidente resultou em um trauma raquimedular (TRM) que me fez perder todos os movimentos abaixo da região do tórax, me deixando paraplégico”, conta.

 

Apesar do impacto devastador da notícia, Fernando nunca perdeu a determinação. “No começo foi um susto. Mesmo que fosse difícil de assimilar, em momento algum eu me entreguei. Sempre tive força de vontade para continuar vivendo. Faço fisioterapia três vezes na semana e estou adaptando meu maquinário para voltar a fazer o que gosto, que é trabalhar com a agricultura”, conta.

 

 

Ao longo do processo de recuperação, o apoio inabalável da família foi fundamental para Fernando, que é casado e pai de três filhas. A filha mais nova, inclusive, tinha apenas dois meses quando ocorreu o acidente. “A vida mudou drasticamente, tanto para mim quanto para minha família. Agora estamos nos adaptando a essa nova realidade e temos muito a aprender. Apesar das dificuldades, a vida vale a pena e nada é impossível”, afirma.

 

Após voltar a dirigir com uma camionete adaptada, o próximo objetivo do agricultor é retomar as atividades agrícolas em sua propriedade de 300 hectares, onde cultiva soja.

 

Recentemente, Fernando foi convidado pela New Holland, fabricante de máquinas agrícolas, para testar o primeiro trator com acessibilidade do mundo e estrelar a campanha de lançamento do produto. “O trator ficou três dias na minha fazenda. É seguro e você pode subir no banco do operador sozinho e sem grandes dificuldades. Agora poderei retornar ao campo e fazer o que sempre gostei de fazer”, pontua.

 

 

Nesta terça-feira (15), Fernando participou em Curitiba, do lançamento do Plano Safra 2023/2024, ao lado de agricultores, empresários, entidades do setor e do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

 

O evento marcou o lançamento do trator adaptado testado por Fernando nos últimos meses. O maquinário é equipado com uma plataforma de elevação e um joystick, que lhe permite operá-lo de maneira autônoma.

 

 

Seguro Sicoob

Durante o período em que esteve internado, Fernando teve o apoio financeiro do Sicoob Credinorte. A família do agricultor era segurada pela cooperativa e conseguiu utilizar o benefício para cobrir os gastos da casa, além das despesas médicas.

 

 

 

“Foi uma preocupação a menos para minha esposa e minhas filhas. Com o benefício concedido, eu também pude investir em equipamentos de acessibilidade, como cadeira de rodas e cadeira para banho, e na adaptação da minha casa e da minha rotina. Pode parecer que o seguro não é necessário, mas quando você realmente precisa do serviço, percebe o quanto ele é importante. Eu tenho o benefício e recomendo a contratação. O seguro tem um bom custo-benefício e quando você menos espera, pode ser a salvação em momentos difíceis”, disse.