Ala para atendimento exclusivo de covid-19 começa a funcionar na UPA de Mafra

Segundo o prefeito Emerson Maas, a antiga tenda já não estava atendendo a demanda de casos e as condições sanitárias exigidas.

Foto: Prefeitura Municipal de Mafra

 

Continua após a Publicidade

Continua após a Publicidade

A Unidade de Pronto Atendimento de Mafra (UPA) agora conta com uma ala exclusiva para atender casos suspeitos de covid-19 e outra para casos de urgência e emergência.

 

De acordo com o prefeito Emerson Maas, este remanejamento de espaço se deu devido ao aumento do fluxo de atendimentos. “A tenda estava ficando sem condições, com pouco espaço e já não atenderia mais às condições sanitárias exigidas. A equipe de gestão da Saúde e a equipe interna avaliaram todo o fluxo do processo de atendimento e concluíram que era possível o remanejamento de espaços, tendo um exclusivo para covid-19 e outro para urgência e emergência”, explicou o prefeito.

 

Ainda segundo o prefeito, novos médicos e enfermeiros foram contratados para proporcionar mais segurança, conforto e agilidade nos atendimentos. Também houve aumento no número de leitos para suporte de pacientes com covid-19. O atendimento é composto por duas triagens, com dois enfermeiros, dois consultórios e uma sala para coleta de exames.

 

Recomendações

A recepção covid-19 fica na entrada principal da UPA. Já os casos de urgência e emergência são recepcionados pela lateral – espaço que foi adaptado -, onde era a entrada das ambulâncias. Para quem se dirigir a qualquer uma das recepções, as recomendações são as mesmas: ir sozinho, se possível, e utilizar máscara.